You are currently viewing Educadores, engenheiros e arquitetos de 17 municípios participaram de Seminário sobre o PAR em Mafra

Educadores, engenheiros e arquitetos de 17 municípios participaram de Seminário sobre o PAR em Mafra

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Cerca de 50 pessoas, entre educadores, pedagogos, Secretários de Educação, arquitetos, engenheiros e pessoas ligadas ao Plano de Ações Articuladas (PAR) nas prefeituras participaram do Seminário de Educação promovido pela Associação de Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE e a Assessoria de Projetos da entidade no último dia 25, em Mafra. Estiveram presentes representantes de Mafra, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Joaçaba, Monte Carlo, Papanduva, Canoinhas, Monte Castelo, Itaiópolis, Irineópolis, Matos Costa, Três Barras, Taió, Guabiruba, Porto União, Itajaí e Brasília.

O Secretário Executivo da Associação, Hélio Daniel Costa abriu o evento agradecendo as presenças em nome dos prefeitos e do presidente, prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp.

Angela Schumacher Schuhmarcher, pedagoga do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação (MEC) aprofundou diversas questões acerca do Plano de Ações Articuladas (PAR). Falou sobre monitoramento de obras, recursos disponíveis e esclareceu que o Plano é multidimensional e protegido da descontinuidade, o que muito acontece na troca de governos.

Na opinião da pedagoga é importante que as prefeituras mantenham uma pessoa responsável pelo PAR para fazer a ponte entre equipe nova e antiga, evitando perder oportunidades. Lembrou ainda que o PAR mudou a relação entre FNDE, MEC e municípios, pois antes só conseguia verba para a educação quem tinha poder político, agora todos os municípios, se fizerem os projetos corretamente, conseguem.

Angela também conversou com os participantes sobre metas, alfabetização, Programa Proinfância, projetos e desafios para melhorar a eficiência, como tecnologias inovadoras.