Os prefeitos que compõem os Conselhos Executivo e Deliberativo da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e o Conselho de Administração da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, autorizaram, por unanimidade, na manhã dessa terça-feira (24), a aquisição de dois terrenos visando a construção das sedes próprias das duas entidades. A aprovação ocorreu durante a Assembleia Geral Extraordinária da FECAM e também em conjunto com a Assembleia Geral Extraordinária da ARIS, na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, em Florianópolis.
O terreno onde será construída a sede própria da FECAM tem 736 m2 e está localizado na avenida Ivo Silveira com a Rua Fermino Costa, no bairro Capoeiras. Já o terreno que será adquirido pela ARIS mede 912m2 e fica junto ao da FECAM, na Avenida Ivo Silveira com a Rua Paula Ramos. O local abrigará também as sedes das duas outras coligadas: a escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA.
Atualmente, a FECAM, ARIS, EGEM e CIGA dividem um prédio alugado na Rua Santos Saraiva, no bairro Estreito, e abrigam cerca de 60 funcionários e colaboradores.
O presidente da FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, fez a abertura da Assembleia, elogiando a sede da GRANFPOLIS, inaugurada há cerca de quatro meses. "Queremos agradecer a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis que hoje nos recebe nessa bem estruturada sede, o que demonstra a força do associativismo e através deste conseguimos realizar um trabalho coletivo na defesa dos municípios e na melhoria da qualidade de vida das comunidades".
Lembeck também ressaltou o trabalho conjunto realizado entre a FECAM e suas coligadas (EGEM, CIGA e ARIS). O presidente da GRANFPOLIS e prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos, deu as boas-vindas aos presentes, desejando uma reunião bastante produtiva e ressaltando a importância dos assuntos da pauta discutida. O presidente da ARIS e prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, também destacou a relevância da Assembleia e dos temas propostos.
"Chegamos no momento de ter um edital conjunto para realizar esse sonho que é a construção das sedes próprias", falaram Tamanini e Lembeck, ao destacaram que a procura de um local adequado foi um trabalho intenso das diretorias da ARIS e FECAM. Eles também agradeceram o apoio de todas as Associações de Municípios para essa ação.
Ainda na pauta a análise e adequação da Pauta Municipalista Catarinense para os candidatos ao governo do estado – Pacto Federativo; apreciação da pauta da Assembleia Geral Extraordinária da FECAM a realizar-se em Concórdia, no dia 18 de julho e avaliação e coleta de sugestões dos Encontros Regionais entre Prefeitos e o Ministério Público de Santa Catarina – MP/SC.
Além do presidente da FECAM também participaram os seguintes integrantes do Conselho Executivo: 1º vice-presidente e prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori; 2º vice-presidente e prefeito de Biguaçu, José castelo Deschamps; 3º vice-presidente e prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins; e 2º secretário e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss.
Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM