A Federação Catarinense de Municípios – FECAM vai convidar os candidatos ao governo do Estado para um encontro com todos os prefeitos de Santa Catarina, no próximo dia 18 de julho, mês que a entidade comemora seus 34 anos de existência. O encontro ocorrerá das 9h30 às 12h, durante a Assembleia Geral Extraordinária da FECAM, e será realizado no auditório do Parque de Exposições de Concórdia (Rua Vitor Sopelsa, s/nº), município localizado na região do Oeste Catarinense, na microrregião do Alto Uruguai, a 493 km de Florianópolis.
"Será o momento dos candidatos apresentarem suas propostas de governo e se comprometerem com as reivindicações dos municípios", disse o presidente da FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck. Na oportunidade, a FECAM vai apresentar as propostas contidas na Carta Municipalista Catarinense definida na II Mobilização Estadual de Prefeitos, realizada em fevereiro deste ano.
A definição da pauta do dia 18 de julho foi debatida e aprovada na Assembleia Geral Extraordinária da FECAM, com a presença dos prefeitos que compõem os Conselhos Executivo e Deliberativo da entidade e os Executivos das Associações de Municípios, realizada na manhã desta terça-feira (24), na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, em Florianópolis.
Na oportunidade, o prefeito de Concórdia, João Girardi, agradeceu a oportunidade do município sediar tão importante evento. Ele aproveitou para falar da programação alusiva aos 80 anos de Concórdia, entre eles, da 29ª Festa Nacional do Leitão Assado – FENAL, que ocorre no dia 27 de julho.
Ainda na pauta a apresentação, apreciação e deliberação sobre a prestação de contas da FECAM, relativa ao 1º semestre de 2014 e assuntos gerais.
Encontro Prefeitos e Ministério Público/SC
Ainda na manhã desta terça-feira (24), na Assembleia Geral, na GRANFPOLIS, foi feita uma avaliação dos sete encontros regionais entre Prefeitos e Ministério Público, promovidos pela FECAM e MP/SC. Os eventos ocorreram entre os dias 24 de abril e 11 de junho, abrangeram todas as 21 Associações de Municípios e foram realizados nos municípios de Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Chapecó, Joaçaba e Criciúma. O objetivo maior foi o de aproximar e estreitar o relacionamento entre as entidades.
O presidente da FECAM, Hugo Lembeck, enalteceu a oportunidade de diálogo criada. "Foi uma ocasião para conversarmos e avançarmos nas questões que interessam a nós e a população, podendo dar um retorno mais rápido à sociedade", disse.
Também nos encontros foi definido dos promotores de Justiça buscarem alternativas em conjunto com os prefeitos, antes da assinatura dos Termos de Ajustamento de Conduta – TAC ou da judicialização.
"Esse foi apenas um início de aproximação, um primeiro passo", disse o diretor de Articulação Institucional da FECAM, Celso Vedana, que acompanhou todos os sete encontros. Conforme ele, a ideia é realizar novos encontros de capacitação e conscientização entre o MP e os procuradores, assessores e secretários municipais. "Estamos anotando os diversos pontos para elaborar uma nova agenda de trabalho".
Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM