Mais de 600 pessoas participaram do evento que reuniu sociedade civil, pública, privada, acadêmica e de representação dos agricultores
Buscando o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda no campo, através do consciente aproveitamento do clima, natureza, terrenos e mão de obra, foi lançado, em Canoinhas, o Programa Planorte Leite, que visa desenvolver a pecuária do leite e as áreas afins de todo o Planalto Norte.
O evento foi realizado no dia 23 de maio, no Parque de Exposições Ouro Verde e contou com significativa presença dos agricultores, entidades representativas, deputados e toda a classe política, comunidade acadêmica, entre outros. Mais de 600 pessoas estavam no evento.
Pela manhã, o Secretário Executivo Regional/Canoinhas Marcos Euclides Vieira falou sobre o Programa SC Rural. A professora Vania Di Addario Guimarães e o professor José Roberto Canziani, da Universidade Federal do Paraná, proferiram palestra sobre o Conseleite, um modelo de autogestão no qual participam apenas produtores e indústria para determinação de preço e discussão sobre matéria-prima.
Na abertura oficial, às 11 horas, o Diretor de Projetos Especiais do Programa SC Rural, Ely Moacir Rebelatto declarou que o Planorte Leite, “se bem organizado e satisfazendo a região, será subsidiado pelo SC Rural. É um programa arrojado, mas a várias mão alcançará o sucesso”. E se comprometeu a custear um estudo sobre a cadeia do leite na região. O Diretor Técnico da Cidasc, João Manoel Bazeti Marques disse que “a região brevemente se tornará grande produtora do Estado e quiçá do país”. Ditmar Alfonso Zimath, Diretor de Extensão Rural EPAGRI representou o presidente enfatizou que cada um deve fazer um pouco para que este seja um divisor de águas na região. Apresentou um vídeo do presidente Luiz Ademir Hessmann, que estava fora do país, mas avaliou que a participação de todos é importantíssima para a construção dos caminhos do leite.
Grupo executivo
O coordenador do Planalto Norte de Pecuária da Epagri, Waldemiro Sudoski fez uma explanação sobre o Programa e lembrou que a ideia começou na AMPLANORTE e que o programa deve, ainda, precisar do envolvimento de outras pessoas no processo.
O gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato Noernberg fez um apanhado do lançamento e se disse satisfeito, pois mesmo com a chuva que caia durante todo o dia, a população participou em peso “até mesmo acima do esperado. O Planalto Norte tem muito valor para o Estado e estamos conquistando isso com o trabalho de todos. É um momento muito especial para a nossa região. Falo em nome de todo o Grupo Executivo do Programa e convido que mais pessoas e entidades se juntem a nós. É um trabalho árduo, sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, mas em poucos anos vamos transformar o mapa de representatividade da região na pecuária do leite. Hoje é um marco, 23 de maio de 2014”.
O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp lembrou que a região está unida já para atrair o campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e que este é mais um projeto que demanda união para o sucesso absoluto.
Deputados
O Deputado Estadual Darci de Matos enfatizou que as presenças demonstraram a mobilização dos prefeitos. O Deputado Estadual Antonio Aguiar fez referência à agregação de valor que a produção do leite deve abranger. O Deputado Estadual Eni Voltolini lembrou do vínculo que a atividade leiteira tem com as mulheres e que a mesma exige dedicação e doação. Pediu aos deputados presentes que unam forças para convergir suas emendas para o Programa.
O Deputado Federal Esperidião Amin notou que o Planorte Leite é um “Plano de negócios para se ganhar dinheiro e agregar valor. É preciso fazer um plano e buscar incentivos federais e estaduais e é aí que eu e Mariani entramos, para pressionar naquilo que é possível fazer”. E aproveitou a oportunidade para reforçar que, em nome do Fórum Parlamentar que coordena, estará em Chapecó no dia 3 de julho em prol da vinda da UFFS para a região. O Deputado Federal Mauro Mariani mencionou que “ninguém vai fazer mais por nós do que nós mesmos. Esse somatório vai dar um resultado muito interessante”. E prometeu: “meu mandato tem um compromisso. Me comprometi que se fizessem um projeto de desenvolvimento regional eu colocaria minhas emendas. Agora me comprometo a colocar de forma integral neste Projeto, vou colocar meus R$ 10 milhões. Pela força da representatividade não tenho dúvida que será um sucesso”.
O Secretário Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, que representou o Governador Raimundo Colombo destacou a iniciativa dos municípios e colocou o Governo à disposição.
Durante a abertura também foi assinado um Protocolo de Comprometimento entre as autoridades presentes, contendo cláusulas de ajustamento e comprometimento das entidades signatárias para implantação e condução do Programa.
Participaram também do evento os prefeitos da região, vereadores e outras autoridades políticas e de representação.