O tema será “O Sistema Único de Assistência Social e os Desafios na Garantia dos Direitos da População LGBT”
Na tarde do dia 20 de maio a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação realiza a Web Conferência “O Sistema Único de Assistência Social e os Desafios na Garantia dos Direitos da População LGBT”.
O evento, que ocorrerá na Associação dos Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE, em Mafra, das 14h às 16h, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) quanto à garantia e o acesso da população LGBT aos direitos sócio assistenciais.
A transmissão deverá ser realizada por meio do
acesso ao seguinte link http://200.19.195.3:8080/tvsc,
ocasião em que possibilitará que os participantes enviem perguntas aos
debatedores.
Este evento visa promover a visibilidade da população LGBT e de suas demandas dentro da política de assistência social; contribuir para a formação dos trabalhadores da política sobre as questões que envolvem o processo de formação da identidade de gênero e sexualidade; contribuir para o enfrentamento da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero nos serviços da política de assistência social no estado.
Programação
Às 14h o Secretário Adjunto Rafal Palmares; a Assistente Social da Secretaria Renata Nunes; o Escrivão da Polícia Civil/ SC, Paulo Roberto; a Presidente da Associação em Defesa dos Direitos Humanos-ADEH, Lirous Ávila e a Psicóloga do CRAS- Florianópolis/SC Lívia Fontana fazem a apresentação da mesa de abertura “O Sistema Único de Assistência Social e os desafios na garantia dos direitos da população LGBT”.
Às 14h10 Renata Nunes fala sobre “Os desafios na operacionalização dos serviços do SUAS quanto à população LGBT”.
Às 14h25 o representante da Polícia Civil aborda “Entraves e avanços na experiência de militância dentro e fora da Polícia Civil”.
Lirous Ávila fala sobre processo de formação das identidades de gêneros e de sexualidade dessa população, e as violências e violações de direitos sofridos por esse público, a partir das 14h40.
Livia Fontana trata, a partir das 15h10, de relatos de experiência nos serviços desenvolvidos no CRAS. Às 15h25 será aberto um debate. Os participantes poderão enviar perguntas aos debatedores.