A 2ª Conferência Estadual de Prevenção e Defesa Civil, realizada em Lages, nos dias 26 e 27 de março, teve como tema "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional".
Durante o evento foram eleitos os delegados que devem participar da 2ª Conferência Nacional, que será realizada em novembro, em Cuiabá (MT). Foram eleitos, representando a Associação dos Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE, Angela Kwitchal – Presidente da Umdecplan e Secretária Municipal de Governo e Cidadania de Mafra foi eleita Delegada pelo Poder Público e Alúisio Moreira foi eleito Delegado da Sociedade Civil.
A Delegada da Sociedade Civil, eleita pela Conferência Intermunicipal, Bruna Rissi, assistente administrativa da entidade, participou do encontro em Lages. Segundo ela, “a Conferência Estadual foi de suma importância para os municípios, pois a base da Defesa Civil é prevenir e preparar a sociedade".
O objetivo do evento foi incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional, além da colaboração de toda sociedade e poderes em medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução de riscos e desastres.
Durante a conferência foram discutidos os quatro eixos definidos pelo Ministério da Integração Nacional: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e Defesa Civil; gestão do conhecimento; e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes (cidades que estão preparadas para reagir frente a desastres e que, de maneira organizada, conseguem reduzir os danos e perdas de vida).