Os prefeitos dos municípios que compõem a AMPLANORTE estão em Brasília para diligenciar sobre diversos temas nas áreas de educação, economia, estradas, previdência social, saúde, entre outros. A agenda federativa, que teve início nesta terça-feira (11) segue até quinta-feira (13).
Aldomir Roskamp, presidente da AMPLANORTE e prefeito de Monte Castelo afirma que a união dos prefeitos da região deve atrair atenção especial a cada um dos pleitos.
Na terça-feira (11), primeiro dia da agenda, a comissão foi ao Ministério da Educação para obter esclarecimentos sobre os critérios de destinação de veículos escolares para 2014, bem como esclarecer dúvidas sobre as políticas públicas de transporte escolar municipal, unidades de educação infantil, escolas para o ensino fundamental e outras ações de infraestrutura escolar. Através da AMPLANORTE os municípios estão realizando um planejamento regional para os próximos anos, no qual as políticas na educação serão prioritárias. Para tanto, é necessário levantar informações sobre critérios e ações do Governo Federal nesta área, a fim de amparar e direcionar esta fase de planejamento.
Já nesta quarta-feira (12) o primeiro encontro será na parte da manhã na Secretaria de Relações Institucionais em busca de apoio para desenvolvimento econômico e regional – infraestrutura rodoviária (BR 280), além de fortalecimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
Ainda pela manhã os prefeitos seguem para a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT para tratar sobre a possibilidade de obras de melhoria dos acessos aos municípios de Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis, Santa Cecília, Ponte Alta do Norte e São Cristóvão do Sul.
No período vespertino a reunião será no Ministério da Integração Nacional, no departamento de Gestão de Políticas de Desenvolvimento Regional – Coordenação Geral de Planos Regionais e Territoriais. A intenção é atrair apoio e garantir instruções técnicas para implantar projetos e programas objetivando a elaboração de um Planejamento Regional de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
O último dia da agenda ficou reservado para os setores agrário, previdência social e de saúde. No Ministério de Desenvolvimento Agrário deve haver um aprofundamento da participação dos Municípios no Território da Cidadania. Já no Ministério da Previdência Social os prefeitos devem tratar de aspectos ligados à manutenção e/ou criação de Regime Próprio de Previdência Social ou adesão ao Regime Geral.
No Ministério da Saúde a conversa será em torno do fortalecimento da Parceria do Consócio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMURC) com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Informou AMPLANORTE