Uma reunião plenária mobilizou nesta quinta-feira (28) aproximadamente 60 pessoas envolvidas com a agricultura familiar nos municípios da região que fazem parte do Território da Cidadania – Planalto Norte Catarinense.
O evento, que aconteceu em Mafra nas dependências da ASPM, contou com a presença de autoridades como prefeitos, vereadores e secretários municipais de agricultura, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, de cooperativas e de entidades ligadas ao tema.
Territórios da Cidadania é um programa do Governo Federal, lançado em 2008, o qual tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, explicou o assessor territorial Arnaldo Luiz Milan, responsável na região pelo programa.
Na pauta da reunião, estava a apresentação, discussão e definição da Matriz Territorial do Programa na região, e o lançamento oficial do PTDRS – Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário até o ano de 2015.
Após o almoço, os presentes receberam informações gerais sobre o Proinf 2013 – Projeto de Fortalecimento da Rede de Comercialização e Cooperativismo no Território; Chamada Pública de ATER Mulher – Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres; e apresentação e ajustes da agenda da Articulação Territorial até março de 2014.
De acordo com Hélio Daniel Costa, secretário executivo da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte, esta região possui um enorme potencial para o desenvolvimento rural através da agricultura familiar, sendo de extrema importância mobilizar o setor com ações que resultem no aumento efetivo da renda média per capita da agricultura, que no Planalto Norte gira em torno de R$ 45 a 50 mil por ano, conta. "Aumentar a renda dos agricultores significa promover o desenvolvimento da região, melhorando a qualidade de vida da população como um todo", afirma.
Parceria do programa com a AmplaNorte
A AmplaNorte firmou parceria com o programa Territórios da Cidadania, o qual tem seu escritório regional situado nas dependências da Associação. "A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia, o que vem de encontro com os objetivos da Associação, justificando esta parceria", explica o secretário executivo.