Aconteceu nesta quinta-feira (07) nas dependências da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte, um treinamento sobre Pregão Eletrônico promovido pela Bolsa de Licitações e Leilões – BLL, em parceria com a Associação.
Oferecido gratuitamente para os servidores públicos municipais envolvidos em compras públicas, o treinamento teve como objetivos informar, reciclar e capacitar servidores e gestores públicos – embasados na legislação aplicável -, a fim de otimizar os mecanismos das contratações públicas, sendo ministrado pelo palestrante Tiago Martinhuk.
Os participantes com 100% de frequência receberam Certificação para Pregão Eletrônico, além de apostilas e material pertinentes, também disponibilizados gratuitamente pela empresa, que é uma associação civil sem fins lucrativos sediada em Curitiba-PR.
Pregão Eletrônico – O que é?
A modalidade licitatória chamada pregão eletrônico é utilizada para realizar contratos administrativos de bens e serviços. Foi criado objetivando principalmente o aumento na quantidade de participantes.
É um método que amplia a disputa licitatória, permitindo a participação de várias empresas de diversos locais. Na medida em que dispensa a presença dos concorrentes, trata-se de uma modalidade ágil e transparente, além de mais eficiente e barata.
O pregão eletrônico acontece como numa sala virtual de bate-papo, onde as propostas são apresentadas pelos concorrentes, ocorrendo como um leilão ao contrário, onde ganha o fornecedor que oferecer o menor preço pela mercadoria ou serviço.