Uma comitiva formada por prefeitos de oito municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte, irá até Brasília na próxima semana, nos dias 27 e 28, para buscar melhorias para a região.
Já confirmou presença o prefeito de Mafra e presidente da AmplaNorte, Roberto Scholze, além dos prefeitos Juliano Pozzi, de Irineópolis; Beto Faria, de Canoinhas; Anízio de Souza, de Porto União; Gilberto Damaso da Silveira, de Bela Vista do Toldo; Aldomir Roskamp, de Monte Castelo; Eloi Quege, de Três Barras; e Dario Schikovski, de Papanduva.
O secretário executivo da AmplaNorte, Hélio Daniel Costa – que também fará parte da comitiva – conta que esta viagem é uma iniciativa inédita na história da associação. Ele explica que eles irão contar ainda com a companhia dos prefeitos de Santa Cecília, São Cristóvão, Curitibanos e Ponte Alta do Norte, tendo em vista a parceria com a AMURC – Associação dos Municípios da região do Contestado.
Na agenda da comitiva está prevista para a terça-feira (27) uma audiência no Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, onde será apresentado material referente ao Programa Planorte Leite, e também pedidos individuais dos Prefeitos. No período da noite haverá jantar de confraternização junto com os Prefeitos da AMURC e da AMURES – Associação dos Municípios da região Serrana, com a presença da bancada catarinense de deputados.
Na quarta-feira pela manhã a comitiva terá uma audiência junto à representação da Petrobrás, já que este é o canal indicado para garantir a vinda do gás natural para a região norte de Santa Catarina, possibilidade esta que já está sendo veiculado nos jornais de grande circulação, nas edições de ontem e hoje.
E no período da tarde os prefeitos têm agendada uma audiência junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Neste encontro estarão presentes os prefeitos dos municípios por onde passa a BR-116, sob concessão da Auto Pista Planalto Sul, para acertar alguns pontos levantados pelos municípios em relação às ações da concessionária. Ainda está sendo aguardada para esta tarde a confirmação de audiência no Ministério de Relações Institucionais, com a ministra Ideli Salvatti.
Para o presidente da AmplaNorte, Roberto Scholze, este é um momento muito importante, no qual além de poderem fazer as reivindicações individuais de cada município, os prefeitos estarão se unindo para buscar um objetivo maior, que é o fortalecimento e o desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense como um todo.
Na foto: Assembleia Geral dos prefeitos dos municípios que compõem a AmplaNorte, realizada no dia 06 de agosto em Três Barras, com a presença dos prefeitos de Três Barras, Monte Castelo, Papanduva, Mafra, Irineópolis e Canoinhas. Nesta ocasião ficou acertado o agendamento de compromissos em Brasília, os quais acontecem na próxima semana.