Aconteceu nesta sexta-feira (09) o lançamento do programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina, com a entrega dos dados geoespaciais dos dez municípios que integram a microrregião do Planalto Norte Catarinense. O evento foi promovido em parceria entre a AmplaNorte – Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS, e foi realizado na sede da AmplaNorte, em Mafra.
O lançamento contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, que fez a entrega do material para os prefeitos presentes. Participaram também os secretários das SDRs de Mafra, Wellington Bielecki, e de Canoinhas, Ricardo Martin, além do representante do Ministério Público, promotor de Mafra Germano Krause de Freitas, e do Deputado Estadual Mauro Aguiar.
Na ocasião, o prefeito de Canoinhas, Beto Faria, representou os demais prefeitos da AmplaNorte, e saudou os presentes falando do leque de possibilidades que se abrem através do material disponibilizado. De acordo com o secretário Bornhausen, o levantamento aerofotogramétrico é um precioso instrumento que os municípios poderão utilizar no planejamento, execução e fiscalização de suas ações, afirmando que "o conhecimento é a base da gestão".
Estas imagens do Levantamento Aerofotogramétrico Digital do Estado possibilitarão o conhecimento detalhado do território, auxiliando a gestão pública de forma sustentável como uma ferramenta de extrema importância para os municípios, visto que permitirá ao poder público promover o desenvolvimento dos municípios catarinense com maior qualidade de informações e mapeamento.
O Programa
O levantamento aerofotogramétrico é um trabalho desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), através da Diretoria de Recursos Hídricos. O processo iniciou em 2008 e foi acelerado a partir de 2011, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual.
A base cartográfica poderá ser utilizada em diversas áreas, como na gestão ambiental, planejamento urbano, ampliação da rede viária, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos, densidade habitacional, cadastramento e mapeamento das áreas para cultivo, entre outras finalidades.