Aconteceu nesta terça-feira (06) a Assembleia Geral dos prefeitos dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte. O encontro ocorreu na Tecplan, em Três Barras, e foi presidido pelo prefeito de Mafra e presidente da AmplaNorte, Roberto Scholze, contando com a participação dos prefeitos de Três Barras, Eloi Quege; de Canoinhas, Beto Faria; de Monte Castelo, Aldomir Roskamp; de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; e de Papanduva, Dario Schikovski.
Na pauta do encontro estavam a apresentação por parte do Instituto Idea, assinatura do protocolo de intenções do Codeplan – Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte – e a agenda dos prefeitos para Florianópolis e Brasília. Segundo o Prefeito Roberto Scholze, estas reuniões entre os prefeitos são fundamentais para o desenvolvimento da região e para o bom relacionamento entre os municípios.
"Além de deliberarmos sobre assuntos formais e de extrema importância para a região, estes encontros servem para que possamos trocar ideias e experiências, já que muitas das situações pelas quais passamos frente às prefeituras são comuns aos demais municípios, unindo nossas forças em prol do desenvolvimento do Planalto Norte Catarinense", explica Scholze.
Instituto Idea
O representante do Instituto Idea, Cesar Panisson, apresentou a proposta do Programa de Desenvolvimento Estratégico da Gestão Municipal que está sendo oferecido através de parceria com a AmplaNorte. Segundo ele, o Instituto oferece vários serviços, tais como consultoria técnica especializada, administração de projetos, capacitação de pessoal e programas de melhorias e apoio à gestão administrativa, que podem ser disponibilizados para as prefeituras através da AmplaNorte, diminuindo os custos dos municípios e fortalecendo a Associação.
Codeplan O Codeplan – Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte, é um consórcio multifinalitário que busca o compartilhamento de ações que visam a gestão associada e a prestação de serviços públicos consorciados, com ênfase na racionalização de recursos, buscando o fortalecimento, a transparência e a eficiência nas administrações públicas municipais. Entre suas finalidades estão a aquisição, administração, gestão associada, compartilhamento e uso comum de instrumentos, equipamentos, instalações, máquinas, pessoal técnico, bens e serviços para o desenvolvimento de ações ou programas nos municípios consorciados, explica o secretário executivo da AmplaNorte, Hélio Daniel Costa.