A Federação Catarinense de Municípios promoveu no último dia 30/03 a última reunião para definição da Pauta Municipalista, em São Cristovão do Sul, com a AMURC, AMPLANORTE e AMURES. Com isso, a FECAM concluiu as reuniões regionais para definição das demandas de todo o estado. Os encontros tiveram a participação do presidente da Federação, Douglas Gleen Warmling, prefeito de Siderópolis, além de prefeitos e secretários executivos das respectivas associações de municípios.
Representando o Planalto Norte Catarinense, o Sr. Wanderlei Lezan – Prefeito de Irineópolis e Presidente da AMPLANORTE, juntamente com o Secretário Executivo da Associação, Sr. Hélio Daniel Costa, levaram as prioridades das reivindicações da região na esfera Estadual e Federal.
O documento com a pauta final de reivindicações será elaborado em Lages no dia 9 de abril e entregue aos Governos Estadual e Federal durante o 10o Congresso Catarinense de Municípios, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril, no CentroSul, em Florianópolis.
Os encontros regionais foram realizados em Criciúma (8/03), Antônio Carlos (9/03), Jaraguá do Sul (15/03), Blumenau (16/03), Chapecó (29/03) e São Cristovao do Sul (30/03). Cada região elencou uma prioridade em nível federal e outra em nível estadual.
Prioridades regionais
AMREC, AMUREL e AMESC
Prioridade Federal: Implantação da Ferrovia Translitorânea entre Imbituba e Porto Alegre.
Prioridade Estadual: Construção da Interpraias.
GRANFPOLIS
Prioridade Federal: Anel viário da BR-101.
Prioridade Estadual: Segurança Pública.
AMVALI e AMUNESC
Prioridade Federal: Duplicação da BR-280.
Prioridade Estadual: Melhoria do sistema de fornecimento de energia da CELESC.
AMMVI, AMFRI e AMAVI
Prioridade Federal: Duplicação da BR-470.
Prioridade Estadual: Aumento de aporte financeiro do Estado para custear a saúde pública e verba suficiente para manter os hospitais existentes, além do repasse de recursos diretamente aos consórcios intermunicipais de saúde.
AMOSC, AMAI, AMEOSC, AMERIOS, AMPLASC, AMAUC, AMARP, AMMOC e AMNOROESTE
Prioridade Federal: Apoio ao projeto que prevê nova partilha dos royalties do petróleo.
Prioridade Estadual: Aumento do ICMS.
AMURC, AMPLANORTE e AMURES
Prioridade Federal: Revisão do Pacto Federativo, com redefinição de receitas.
Prioridade Estadual: Investimentos e incentivos à agricultura, agroindústria e indústria na Região do Contestado e Serra Catarinense.
Fonte: Assessoria de Comunicação FECAM