São Bento do Sul foi sede da reunião mensal do Conselho dos Secretários de Agricultura do Planalto Norte – Seaplan.
O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 27, no recanto Água Doce, na localidade da Ponte dos Vieiras. Em pauta estavam assuntos pertinentes a agricultura, principalmente a apicultura.O encontro, que acontece mensalmente, foi comandado pelo presidente do Conselho, Vanderlei Dombroski, que responde pela pasta de agricultura da cidade da Canoinhas. No encontro estavam presentes representantes da agricultura dos 14 municípios do Planalto Norte, bem como produtores de mel de toda a Região e o Prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann.
A pauta principal foi a discussão da cadeia produtiva do mel, em vistas que o Planalto Norte Catarinense é a principal região produtora do mel no Estado. O secretário de Agricultura de São Bento do Sul, Edimar Salomon, ressaltou a importância que o entreposto do mel terá para o aprimoramento da produção do mel na Região. “Com o entreposto em funcionamento os produtores terão mais agilidade na sua produção, bem como um considerável aumento na margem de lucro, uma vez que será envazado aqui, próximo ao município”, disse o secretário.
Outro assunto importante tratado foi quanto a certificação do mel. Atualmente os apicultores comercializam a produção com os chamados “atravessadores”, que por sua vez buscam certificação no Paraná, o que torna o custo mais alto, baixando assim a margem de lucro. “Temos que envolver todos os municípios em busca desta certificação, que irá beneficiar diretamente o produtor”, disse Salomon.
Requisito fundamental para a certificação do mel no Estado é o funcionamento do entreposto do mel. Para isto a Prefeitura de São Bento do Sul tem lutado em busca de recursos para conseguir concluir a obra. O prédio já está na terceira fase de construção. O local já conta com alguns equipamentos para a produção. Restando apenas a liberação de mais recursos do Governo Federal para sua conclusão.Magno Bollmann, prefeito, enalteceu a importância da apicultura na economia local, e destacou a importância do entreposto para a comunidade apicultora.
Outro ponto levantado pelo prefeito de São Bento do Sul é quanto a importância do governo de cada município integrante do Seaplan na busca da certificação do mel. “Tem que haver vontade política de todos. Os membros da Seaplan tem o dever de brigar com seus prefeitos para levantar juntos essa bandeira e garantir essa certificação no nosso Estado”, disse Magno.
O prefeito anunciou ainda que a prefeitura de São Bento do Sul irá disponibilizar de um veterinário para trabalhar no entreposto, mas que, a gestão será de inteira responsabilidade dos apicultores. “O entreposto precisa de um profissional, e nós, iremos disponibilizar um médico veterinário, que não irá interferir na gestão do entreposto”, disse Magno.Logo após o almoço os participantes foram convidados para uma visita para conhecer as dependências do entreposto do mel. Durante visita o Consultor Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário Alexandre da Silva Santos, incentivou os apicultores para esta luta em busca do entreposto e da certificação do mel. “Esse entreposto é pra vocês, que vocês lutem para a conclusão do entreposto e utilizem desse local”. Alexandre aproveitou a oportunidade para agradecer o prefeito Magno Bollmann pelas ações realizadas em prol do cultivo do mel. “Magno, você é um batalhador da apicultura”, encerrou.
A próxima reunião da Seaplan será no dia 30 de julho, em Porto União, e deverá ser tratada a cadeia produtiva do Leite
Fonte: Imprensa P.M de São Bento do Sul.