A reunião aconteceu em Florianópolis nos dias 14 e 15 de março e teve a presença dos assistentes sociais da AMPLANORTE, AMAUC, AMOSC, AMFRI, AMERIOS, AMURES, AMREC, AMARP, AMNOROESTE, AMMOC e GRANFPOLIS, bem como da Diretora de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Sra. Dalila Pedrini.
A assistente social da FECAM, Janice Merigo, destacou a importância de fortalecer á área junto às associações de municípios para atender e orientar os municípios. Ela destaca que houve mudanças significativas na política de assistência social, em relação a repasses de recursos e execução dos serviços, o que exige um novo pensar e executar a assistência social.
– As associações de municípios, são a referência no atendimento à política de assistência social, e em parceria com a SST/SC querem juntar forças para uma construção coletiva, que agrega, que compartilha essa construção na consolidação do SUAS em Santa Catarina – diz Janice.
Capacitações
O calendário de capacitações da FECAM em parceria com a Secretária de Assistência Social também esteve na pauta da reunião. Dalila destacou o curso para conselheiros e gestores municipais de assistência social sobre o processo de inscrição da rede socioassistencial (não governamental) nos conselhos municipais de assistência social.
– O reordenamento da rede socioassistencial privada impõe aos conselhos e órgãos gestores atribuições e responsabilidades que revertem na qualidade dos serviços, programas, projetos e benefícios prestados à população usuária nos municípios. Neste sentido, faz-se necessária a adequação das diversas regulamentações, no âmbito dos conselhos e da gestão. Neste sentido é que essa capacitação está sendo oferecida – afirma Dalila.
O colegiado iniciou a discussão sobre a programação do III Seminário Estadual de Assistência Social, que neste ano apresenta como novidade o Encontro Preparatório para as conferências municipais e estadual e que acontecerá em Piratuba/SC, nos dia 24 e 25 de maio do corrente.