Preocupado com o lixo Município adota programa Desperdício zero

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
O Município de Ivaiporã (PR) luta contra o problema do lixo há 20 anos. Agora prestes a terminar o aterro sanitário, o prefeito Cyro Fernandes Correia Júnior comemora a novidade e em entrevista para a Agência CNM, fala do programa Desperdício Zero.
O objetivo principal é desenvolver ações para combater todo tipo de desperdício. Nesta semana o Município promove o Bota Fora que recolhe materiais que possam acumular água e o Dia da coleta dos secos e molhados, relata o prefeito.
A meta de Ivaiporã é ser o primeiro Município do Brasil a chegar á resíduo zero. “Vamos encontrar reciclagem para todo e qualquer tipo de material. Montamos uma cooperativa de catadores, compramos prensas e vamos fazer a compostagem de matérias orgânicos”, conta. O prefeito Cyro espera o empenho e participação da população no processo. “Estamos com um trabalho de educação ambiental forte, precisamos do apoio de toda a comunidade: igrejas, associações, clubes de serviço, escolas”.
Livre do Lixo
O prefeito ainda enumera os ganhos que a comunidade deve alcançar: “as famílias carentes da cooperativa de catadores terão uma fonte de renda através do lixo; o Município fica mais limpo, melhora a paisagem urbana e ganhamos em saúde pública”. Destaca ainda o ganho no âmbito cultural por entender que uma população que se conscientiza do lixo que produz, se torna uma população mais econômica, disciplinada e mais consciente em todos os sentidos.
O antigo lixão da cidade que fica nas encostas do Rio Pindauva (o mesmo manancial que abastece a cidade) será removido. O Município está elaborando um plano para a recuperação da área degradada. “Para isso buscaremos parcerias. Se for possível até mesmo negociando créditos de carbono para financiar a recuperação”, afirma Cyro.
Desperdício Zero
O programa Desperdício Zero, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná foi implantado em mais de 57 municípios paranaenses que passaram a ter aterro sanitário controlado, eliminando os lixões a céu aberto. O programa ainda deve servir como modelo para diversos Estados e países que buscam solução para o problema do lixo. 
Durante o mês de julho do ano passado, o Desperdício Zero, em parceira com o SEBRAE, capacitou mais de 670 agentes para atender 218 Municípios do Paraná que já possuem aterros sanitários.
Fonte: CNM