Os prefeitos dos municípios de Irineópolis, Itaiópolis e Monte Castelo aderiram ao protocolo de intenções, a fim de participar da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS). O documento foi assinado na cidade de Mafra, após a explanação do diretor geral da agência, Marcos Fey Probst.
Para efetivar a participação no consórcio, as prefeituras devem encaminhar o projeto de lei à Câmara de Vereadores, assim como já fizeram os municípios de Três Barras, Porto União, Mafra e Canoinhas, todos pertencentes à AMPLANORTE.
Segundo Marcos Fey Probst, cada vez mais os municípios catarinenses estão delegando à ARIS à regulação e fiscalização das atividades do saneamento básico, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos, limpeza urbana e drenagem pluvial, independentemente de quem seja o prestador dos serviços. "A neutralidade do projeto e o caráter técnico da ARIS atraem os gestores públicos municipais, pois vislumbram um instrumento eficaz e ágil de controle da prestação de serviços de saneamento básico", explicou.
Fonte :FECAM