![](http://portal.cnm.org.br/sites/5700/5770/27042010_mesa.jpg)
Sobre o primeiro tema, está prevista uma Comissão Geral no Plenário da Câmara dos Deputados. A CNM, com o apoio dos gestores municipais, pretende mostrar aos deputados a importância de garantir recursos e equilíbrio financeiro ao custeio das ações de Saúde Pública Municipal. O PLP 306/2008 está parado na Casa, aguarda votação.
A distribuição dos lucros da exploração do Pré-Sal – PLC 16/2010 – é outro assunto em foco. A CNM sugeriu emenda ao projeto no Senado e propôs a distribuição dos valores por meio do mecanismo de participações especiais. Se aprovada, ela diminui consideravelmente o número de Municípios prejudicados.
Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) continuam instáveis e os gestores municipais irão sugerir ao governo federal que institua o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) também em 2010. Em determinado mês, se os repasses não chegarem à cifra prevista, haverá uma reposição.
A aprovação do PLC 32/2007 é outra reivindicação que retorna ao debate. Presente na pauta prioritária do ano passado, a CNM defende algumas alterações na Lei de Licitações (Lei 8666/1993). A entidade busca a ampliação do uso de ferramentas eletrônicas em licitações e garantir a ampliação dos valores previstos para todas as modalidades de licitação. Os valores não são atualizados há mais de uma década.
Para garantir avanços em alguma das pautas, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca a importância da unidade entre o movimento municipalista. “É preciso ter paciência, perseverança. A cada ano, avançamos em alguns assuntos”, destaca Ziulkoski. Ele reforça o convite para que os gestores municipais venham à capital federal no dias 18, 19 e 20 de maio.
- Faça aqui a sua inscrição
Fonte: CNM