A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva Municípios de todo País a darem início à Inclusão Digital Municipal (IDM). A entidade entende que munícipes e gestores serão beneficiados com a adesão à IDM pelo fato de obterem acesso ao mundo digital e desenvolverem habilidades necessárias para o uso qualificado das novas tecnologias.
Durante o mês de fevereiro, doze Municípios de diferentes regiões do país procuraram a CNM para iniciarem o processo de implantação da IDM. Destes, sete concluíram sites e e-mails com o apoio e auxilio da Confederação.
Estes Municípios são considerados bons exemplos para que os demais iniciem o processo de inclusão digital, pois esta é uma boa alternativa para o desenvolvimento local.
Municípios-modelo
Um Município-modelo para a Inclusão Digital seria Murutinga do Sul (SP). O administrador da Central de Processamento de Dados, Valter Canalli, é o responsável pela implantação da Inclusão Digital no Município, que recebeu auxílio da CNM. Segundo ele, a necessidade de ter dados contábeis a disposição da população foi uma das principais causas para a adesão. “Ainda estamos iniciando o projeto, temos mais dois postos para serem implantados. Mas já dá pra ver a aprovação da sociedade”, adianta Canalli.
Um Município-modelo para a Inclusão Digital seria Murutinga do Sul (SP). O administrador da Central de Processamento de Dados, Valter Canalli, é o responsável pela implantação da Inclusão Digital no Município, que recebeu auxílio da CNM. Segundo ele, a necessidade de ter dados contábeis a disposição da população foi uma das principais causas para a adesão. “Ainda estamos iniciando o projeto, temos mais dois postos para serem implantados. Mas já dá pra ver a aprovação da sociedade”, adianta Canalli.
Outro exemplo seria o Município de Pinhal (RS). O técnico de informática, Clairton Lavratti, administra o projeto de IDM e acredita que o resultado será satisfatório por causa da divulgação de licitações feitas pela prefeitura. “Além disso [licitações e contas públicas], a população, que não tem muito conhecimento, fica sabendo de eventos e todo tipo de informação”, diz Lavratti. “E a relação servidor público e cidadão melhora muito”, finaliza.
Fonte: CNM