Encontro debaterá a reativação da Ferrovia do Contestado

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A reativação da Ferrovia do Contestado, entre os municípios de Mafra e Piratuba, será tema de um encontro no próximo dia 6 de novembro, às 9h, no auditório da Universidade do Contestado (UnC), em Porto União. O evento é uma promoção da Frente Parlamentar das Ferrovias, coordenada pelo deputado estadual Pedro Uczai (PT), em parceria com associações de municípios da região.

            O objetivo é reunir prefeitos, empresários, representantes do Ministério Público e de entidades de classe, além de outras lideranças da região que reivindicam a retomada do transporte ferroviário entre o Planalto Norte e o Meio-oeste catarinense. São cerca de 400 quilômetros de malha ferroviária privatizada em 1996 para a América Latina Logística (ALL), empresa que assumiu o trecho com a promessa de revitalizá-lo, mas que suspendeu as atividades na região no final da mesma década.  Por isso representantes da empresa também estão sendo convidados para o encontro da próxima semana. Em agosto deste ano, o Ministério Público Federal exigiu da ALL a apresentação de um cronograma de retorno das atividades, mas a empresa alegou que a falta de clientes inviabiliza a prestação dos serviços, o que é contestado por lideranças regionais.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Ampla Norte) e prefeito de Canoinhas, Leoberto Weinert, a ferrovia foi um dos principais instrumentos de desenvolvimento regional até ser desativada, prejudicando o andamento de projetos importantes para os municípios. “A reativação da ferrovia contempla benefícios econômicos e também culturais, uma vez que também permite a retomada do desenvolvimento turístico da região”, disse o prefeito, ao ressaltar o potencial agrícola e madeireiro regional.

Também engajado na mobilização, o prefeito de Porto União, Renato Stasiak, reforça que a região de fronteira com o Paraná é responsável por 20% da produção nacional de esquadrias de madeira, além de concentrar uma significativa produção de grãos. Segundo ele, somente em Porto União são produzidas aproximadamente 1 milhão de sacas de soja e milho por ano. “A ferrovia é justificável economicamente. É fundamental para o escoamento da nossa produção e o desenvolvimento cultural”, explicou.

Para o deputado Pedro Uczai, que acompanha a implantação de novos projetos ferroviários no sul do País e defende a reativação dos trechos da ALL, a mobilização da comunidade regional é decisiva para a reativação da Ferrovia do Contestado. “A ferrovia é um meio de transporte mais barato, seguro e ambientalmente sustentável. É um crime o que foi feito no Brasil com a privatização da malha ferroviária nacional e a redução dos investimentos na área, o que está sendo retomado agora pelo governo federal. Estou convicto da importância das ferrovias não apenas como um meio estratégico de desenvolvimento econômico, mas também como um meio de integração social e cultual do Brasil com os demais países do Mercosul”, disse o presidente da Frente Parlamentar.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Dep. Pedro Uczai