O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) recebeu do Ministério da Educação R$ 1,6 milhão para investir em cursos da modalidade Proeja/FIC, que integram qualificação profissional com educação de jovens e adultos de nível fundamental (5ª a 8ª série). Os recursos vão ser aplicados em cursos que vão ser oferecidos em 11 cidades catarinenses. Aproximadamente mil vagas vão ser abertas nesses cursos, todos gratuitos.
As cidades que vão receber os cursos de Proeja/FIC do IF-SC são Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itapema, Joinville, Lages, Rio Negrinho, São José e São Miguel do Oeste. Os cursos terão duração média de três semestres e serão integrados à segunda etapa do ensino fundamental (5ª a 8ª série). As prefeituras ficam responsáveis por ministrar as aulas referentes à educação básica e cabe ao IF-SC atuar na parte de qualificação profissional.
Os cursos têm como público-alvo pessoas que estão há algum tempo fora da escola. Para a pró-reitora de Ensino do IF-SC, Nilva Schroeder, eles possuem um papel importante no que diz respeito à inclusão social. “Oferecer a escolarização junto com a qualificação profissional é uma condição muito favorável para promover a inserção dessas pessoas no mundo do trabalho.”
A ação integra o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja/FIC) do Ministério da Educação (MEC), criado com base em um curso oferecido pelo Campus Florianópolis-Continente do IF-SC, que foi objeto de estudo de profissionais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec). Em convênio com a prefeitura de Itapema, o curso de Habilidades Básicas de Panificação serviu de inspiração para que a Setec criasse o programa, que atua em âmbito nacional.
Canoinhas foi uma das cidades contempladas com o curso, graças a um projeto Pedagógico desenvolvido em parceria, Instituto Federal – Campus de Canoinhas por meio da diretora da instituíção Maria Bertília Oss Giacomelli e Prefeitura de Canoinhas através do prefeito Leoberto Weinert, Maria de Lourdes Brehmer secretária de Educação e Rosemari Cubas Blaka coordenadora o Projeto Educação no Campo cujo projeto recebeu aprovação do MEC. Será disponibilizado recursos para custear o desenvilvimento do projeto. A Kombi levará o equipamento com programas específicos instalados, que serão disponibilizados nas aulas em diferentes locais, denominados unidades sedes: Escolas Básicas Municipais Benedito Therézio de Carvalho de Felipe Schimdt, Maria Izabel de Lima Cubas de Rio da Areia do Meio, Rio do Pinho. As aulas práticas acontecerão nos laboratórios das unidades sedes. Serão utilizadas 3 salas de aula com 40 lugares. Cada unidades sede disponibilizará uma sala de aula, com 30 alunos por sala.Os objetivos do curso:– Integrar o conhecimento básico de ensino fundamental com a informática;– Ensinar o homem do campo a buscar informações para adaptar à sua realidade local;– Motivar a população rural a permanecer no campo com qualidade de vida;– Desenvolver habilidades empreendedoras e sustentáveis no meio rural;– Motivar a comunidade rural a estar em constante atualização;– Oportunizar o acesso com qualidade a serviços e benefícios sociais;– Promover a popularização e o aperfeiçoamento da informática no meio rural, bem como a difusão de tecnologias para a inclusão e o desenvolvimento social. Acompanhe as informações da nossa implantação e do Instituto Federal no site www.ifsc.edu.br
Fonte: IFSC