Institucional – Boa gestão de 2007 receberá homenagem durante a XII Marcha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
Os Municípios mais bem colocados no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) serão homenageados durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O prêmio será entregue dia 16 de julho para os 150 primeiros colocados no ranking geral e para os três melhores dos 26 Estados, durante a cerimônia do II Prêmio do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS).

No intuito de incentivar uma boa administração – por meio do controle financeiro, das aplicações e da prestação de contas – o prêmio será entregue pela segunda vez. “A iniciativa também serve para mostrar que, ao contrário dos julgamentos, os Municípios estão conseguindo avançar, a cada ano, no cumprimento das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, diz o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

O evento também é uma forma de parabenizar o gestor por vencer as dificuldades comuns da administração e desenvolver uma gestão eficiente, além de disseminar a cultura de associar as responsabilidades fiscal e social.  Em 2008, na primeira edição, a CNM entregou placas aos prefeitos dos Municípios que obtiveram melhor colocação no IRFS (foto).

Dados
O IRFS reflete anualmente o desempenho das administrações municipais nos critérios fiscal, social e de gestão. Pelo IRFS a sociedade pode ter um parâmetro simples e amplo de avaliação das prefeituras de todo País. Nesta edição, os dados mostraram um destaque significativo no desempenho da área fiscal, na edição de 2008 a evidência foi para a área social.

Com destaque de primeiros colocados no índice em 2007, receberão homenagem o Município de São José Hortêncio (RS), que obteve a maior pontuação no levantamento geral, Fernando Prestes (SP) como

segundo colocado e os demais 148 mais bem pontuados.

Além dos melhores posicionados no ranking geral do levantamento, os três primeiros por estado receberão homenagem. No critério apenas fiscal, por exemplo, o primeiro colocado foi São Sebastião (SP), já no sub-índice de gestão Cantá (RR) foi o melhor pontuado e no social o Municípios destaque foi Reserva de Cabaça (MT).

 

Fonte: CNM – Confederação Nacional de Municípios