Turismo – CNM recomenda investimentos no ramo turístico

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
O setor de Turismo está em crescimento no País. Este cenário, sugere a Confederação Nacional de Municípios (CNM), tem de ser aproveitado pelos gestores em favor do desenvolvimento dos Municípios. Somente neste verão, o Brasil apresentou aumento de 20% na presença de turistas. Os números mais recentes apontam que isso resultou em R$ 6 bilhões para o país, conforme dados do governo.

O momento, indica a CNM, é excelente para os gestores municipais buscarem parcerias com os setores públicos e privados em busca de novos investimentos. O retorno para os Municípios equivale ao aumento no consumo de bens e serviços, geração de empregos, elevação do nível social da população, além do surgimento de novos empreendimentos ligados a hotéis, viagens, restaurantes, transportes, saúde, comunicações e cultura.

Como exemplo de possíveis ações a serem tomadas pelos gestores está a análise das características regionais e a oportunidade de aproveitamento do conjunto de riquezas locais ou regionais, além de propiciar a geração de renda e emprego.

Os munícipes podem integrar projetos do ramo turístico no Plano Pluri Anual (PPA) – planejamento anual das receitas e despesas para cada secretaria municipal.

Antes de iniciar projetos no setor, a CNM recomenda um mapeamento das potencialidades, a importância da inserção a nível local, regional, estadual, nacional e internacional.

Isso pode evitar prejuízos aos Municípios por conseqüência de investimentos errôneos. O turismo pode proporcionar também mais facilidade na preservação de áreas naturais e meio ambiente, locais históricos e arqueológicos, melhoria na qualidade ambiental.

 

Fonte: CNM – Confederação Nacional de Municípios