![](http://portal.cnm.org.br/sites/5700/5770/27052009_reuniaodetrabalho.jpg)
Na ocasião, planejamentos e temas ligados à organização da XII Macha a Brasília em Defesa dos Municípios entraram na pauta. O presidente da CNM ponderou que a base do debate é o pacto federativo e explicou que o pacto federativo é tudo que os entes – União, Estados e Municípios – executam como, por exemplo, as responsabilidades na área de Meio Ambiente, saúde, educação, desenvolvimento de projetos e programas.
“A crise economia mundial aflorou a importância do pacto federativo”, disse Ziulkoski. Ele defendeu, novamente, a urgência de se definir algumas posições e responsabilidades das esferas para que o município desenvolva uma boa gestão e os benefícios cheguem ao cidadão.
![](http://portal.cnm.org.br/sites/5700/5770/27052009_reuniaodetrabalho2.jpg)
Encontro
Promover maior orientação, por meio de debates que abordem os problemas e as situações cotidianas dos municípios, com objetivo de incluir os prefeitos que assumiram o primeiro mandato este ano, também foi outra pauta do encontro.
Após o termino da reunião, teve inicio a cerimônia de posse da nova diretoria da CNM. Além dos presidentes das entidades regionais, prefeitos, representantes do governo federal, parlamentares, assessores e secretários participaram do evento.
Fonte: CNM – Confederação Nacional de Municípios