Orientações quanto às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal foram feitas pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, aos novos integrantes da diretoria, aos presidentes de entidades estaduais e regionais durante reunião de trabalho, realizada na manhã desta quarta-feira, 27 de maio. De acordo com Ziulkoski, o propósito é o fortalecimento das entidades em projeção ao movimento municipalista.
Na ocasião, planejamentos e temas ligados à organização da XII Macha a Brasília em Defesa dos Municípios entraram na pauta. O presidente da CNM ponderou que a base do debate é o pacto federativo e explicou que o pacto federativo é tudo que os entes – União, Estados e Municípios – executam como, por exemplo, as responsabilidades na área de Meio Ambiente, saúde, educação, desenvolvimento de projetos e programas.
“A crise economia mundial aflorou a importância do pacto federativo”, disse Ziulkoski. Ele defendeu, novamente, a urgência de se definir algumas posições e responsabilidades das esferas para que o município desenvolva uma boa gestão e os benefícios cheguem ao cidadão.
Encontro
Promover maior orientação, por meio de debates que abordem os problemas e as situações cotidianas dos municípios, com objetivo de incluir os prefeitos que assumiram o primeiro mandato este ano, também foi outra pauta do encontro.
Após o termino da reunião, teve inicio a cerimônia de posse da nova diretoria da CNM. Além dos presidentes das entidades regionais, prefeitos, representantes do governo federal, parlamentares, assessores e secretários participaram do evento.
Fonte: CNM – Confederação Nacional de Municípios