Esta ferramenta é direcionada aos governos locais e visa estimular uma evolução na planificação das políticas culturais na Espanha. O documento condensa uma ampla reflexão teórica e experiências pioneiras sobre os temas mais relevantes em matéria cultural. Ele também oferece 316 indicadores qualitativos e quantitativos para uma avaliação das políticas culturais e planejar amplamente a atuação e riqueza destas ações.
O plano de avaliação é resultado de mais de dois anos de trabalho de uma equipe de especialistas, instituído pela Comissão de Cultura da Federação Espanhola de Municípios e províncias, contando com a parceria e apoio do Ministério da Cultura da Espanha. Este trabalho dirige-se a políticos e técnicos dos governos locais, que são responsáveis pela gestão e tomada de decisões em matéria de política cultural.
Experiência no Brasil
No Brasil uma experiência idêntica foi elaborada, onde o Ministério da Cultura, em conjunto com a Câmara dos Deputados, construiu o Plano Nacional de Cultura, que está em tramitação na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados – Projeto de Lei n.º 6835 de 2006. O Plano foi desenvolvido através de consultas públicas com participação da comunidade cultural de todo o país.