O desenvolvimento do turismo no País, a estrutura e a política de desenvolvimento foram debatidos durante o Encontro Nacional de Competitividade Turística, ocorrido durante o mês de abril, em Brasília. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), uma das representantes dos Municípios no Conselho Nacional de Turismo, esteve presente no evento acompanhando os debates.
Uma ampla explanação sobre a importância de o Município elaborar um mapeamento, com o diagnóstico das potencialidades turísticas locais, desenvolvimento de ações que fomente a divulgação da região e, principalmente, que movimente a economia local foram destaques dos painéis.
Na ocasião, sessenta e cinco pontos de Destinos Indutores foram apresentado. Definidos entre 87 roteiros os escolhido possuíam infra-estrutura básica, turística e atrativos capazes de desenvolver o turístico na localidade e no entorno, os pontos serão prioridade nos investimentos técnicos e financeiros do governo.
Incentivos
A CNM acredita que a discussão de políticas e de incentivos para o desenvolvimento do turismo no Brasil deve contar com a participação ativa dos Municípios. Os projetos do governo devem ser uma oportunidade para os Municípios, e a medida que o processo é desburocratizado mais os produtos turísticos locais são valorizados.
O evento teve a participação de governadores, prefeitos, representantes dos órgãos oficiais de turismo e profissionais da área.
Fonte: CNM