O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de maio – valor total de R$ 2.462.966.073 – que entra na conta das prefeituras nesta sexta-feira, 9 de maio, não alcançou as estimativas da Receita Federal. Na previsão do segundo trimestre da Receita foi estimado que o valor de maio seria 31% maior que o de abril.
No entanto, se os demais repasses do mês se mantiverem como o primeiro, esse crescimento será de 23,8% em relação a abril, ou seja, 7,2% menor do que a estimativa.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o repasse teve um crescimento real de 5,1%. O aumento deste mês em relação a abril era esperado – uma vez que maio é historicamente o mês com o segundo maior repasse do ano, só perdendo para dezembro.
Acrescentando o primeiro repasse de maio, no ano o FPM acumula nominalmente R$ 18.801.159.942. No gráfico do arquivo abaixo, visualizamos a comparação entre o valor, em termos reais, acumulado este ano, com os valores acumulados no mesmo período de anos anteriores.
Fonte: CNM