Agência CNM
Desde o inicio da semana, municípios brasileiros têm identificado problemas de acesso ao Portal do Simples Nacional. Quem tentou utilizar o serviço, não conseguiu inserir a senha de acesso e, por conseqüência, não conseguiu a validação da página. Resultado: internautas têm encontrado a seguinte mensagem: “a página requer a validade SSL do cliente certificado”.
Apesar de informar o erro, o certificado utilizado pelos municípios é válido. Por meio dos técnicos atuantes na área do Simples Nacional, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) já solicitou à Receita Federal e ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – responsáveis pelo sistema -, providências em relação ao assunto. O problema é geral e tem impedido o acesso de todos os municípios brasileiros ao Portal – diversos pedidos de esclarecimento já chegaram à CNM.
Apesar de informar o erro, o certificado utilizado pelos municípios é válido. Por meio dos técnicos atuantes na área do Simples Nacional, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) já solicitou à Receita Federal e ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – responsáveis pelo sistema -, providências em relação ao assunto. O problema é geral e tem impedido o acesso de todos os municípios brasileiros ao Portal – diversos pedidos de esclarecimento já chegaram à CNM.
Segundo técnicos do Serpro, o motivo da falha no sistema está em análise. Mas eles afirmam que ainda não existe previsão para que o serviço volte a funcionar.
Portal do Simples Nacional
O Portal do Simples Nacional é o local onde os municípios realizam diversas operações. Entre elas, por exemplo, aquelas previstas em lei. O site também serve como fonte para informações necessárias às atividades do dia-a-dia da Administração Tributária Municipal. Com o problema no sistema, municípios ficam impedidos de realizar estas ações.
Fonte: cnm.org.br