Previdência, Finanças Públicas e Tecnologia encerram o Novos Gestores em Gramado (RS)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
Agência CNM
As áreas técnicas de Previdência, Finanças Públicas e Tecnologia da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foram as últimas a palestrarem aos convidados durante o evento Novos Gestores 2009 – 2012 “Um Pacto pela Qualidade da Gestão” em Gramado (RS).
O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, e a técnica do setor de Compensação Previdenciária da CNM, Selma Santiago, abriram os trabalhos nesta terça-feira, 21 de outubro, com a palestra ‘Seguridade e Previdência Social: o município perante a previdência social’. Mesmo sendo o último dia de evento, a maior parte dos gestores públicos estava presente, e o auditório continuou lotado.
O principal tópico abordado por Selma e Ziulkoski foram conselhos aos prefeitos para que eles façam a adesão ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para os servidores de cada município. Com estudos detalhados em mãos, eles provaram aos convidados como é possível economizar e melhorar a gestão pública com a mudança do INSS para o sistema próprio. “Todos vocês, prefeitos e demais gestores, precisam dedicar-se a este tema. Nós estamos mostrando os benefícios dessa mudança. Qualquer economia é bem-vinda”, afirmou Ziulkoski.
Prefeitos que já fizeram a alteração elogiaram o trabalho da CNM. João Davi, prefeito de Boqueirão do Leão (RS), disse que atua em parceria com a entidade há três anos e que a prefeitura de seu município já possui R$ 8 milhões em reservas no Fundo Previdenciário Municipal. “Estamos muitos satisfeitos com a mudança”, comemorou.
Finanças Públicas
Com o tema ‘Finanças Públicas: noções básicas para os municípios, Ziulkoski e o técnico da área na CNM, Eudes Sippel, demonstraram que por meio de medidas simples torna-se possível aumentar a Receita Tributária dos Municípios.
De acordo com o presidente da CNM, os entes federados precisam ser cada vez mais autônomos e independentes. “Investir neste setor é fundamental para qualquer município que deseja aumentar sua arrecadação para investir em áreas fundamentais como Saúde e Educação”, disse Ziulkoski.
Eles também fizeram comparações e mostraram os prejuízos que algumas prefeituras enfrentam por não cobrar impostos com eqüidade tributária. O IPTU foi um dos exemplos citados. Para finalizar, experiências de sucesso com municípios que aumentaram e modernizaram a arrecadação de tributos como o IPVA, o ICMS e o ITR.
Tecnologia
Ziulkoski e o coordenador de Projetos e Cooperação Internacional da CNM, Maurício Zanin, fizeram a palestra de encerramento do encontro Novos Gestores. Eles discursaram sobre o tema ‘Tecnologia e Modernização Administrativa’.
A dupla focou-se em mostrar exemplos práticos de como é possível fazer economia e melhorar a gestão municipal por meio de ferramentas de modernização da administração. As facilidades de mecanismos desenvolvidos pela CNM como o CidadeCompras, o Portal Municipal, o SiamWeb e o e-município  foram apresentados aos gestores públicos.
Apesar de muitos ainda não conhecerem os serviços, todos ficaram interessados em desenvolver uma parceria com a CNM. José Orião Martins, prefeito de Cerrito (RS), por exemplo, ouviu atento as indicações: “São conselhos e serviços inovadores, que podem nos ajudar a fazer uma boa gestão”, afirma.
Fonte: cnm.org.br