Agência CNM
Começa em outubro a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB 2008) que vai traçar um perfil dos serviços de saneamento em todos os municípios brasileiros. A pesquisa é fruto de uma parceria entre o Ministério das Cidades e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e promete ser a mais abrangente realizada no setor. A participação dos municípios é fundamental, pois eles podem fornecer informações completas para que seja possível montar um retrato fiel da realidade do saneamento no país.
Os recenseadores do IBGE vão entrevistar os responsáveis pela prestação de serviços de saneamento nas 5.564 prefeituras do país e em companhias de saneamento. Serão recolhidas informações sobre os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, além de dados sobre a gestão dos serviços.
A divulgação dos resultados da pesquisa deve acontecer em dezembro de 2009. O IBGE já começou a treinar os 680 recenseadores contratados para a pesquisa, que já foi realizada em 1974, 1977, 1989 e 2000.
Com informações do Ministério das Cidades
Fonte: cnm.org.br