Dayane Nunes – ASCOM/FECAM
A FECAM reúne os prefeitos catarinenses para comemorar seus 28 anos no próximo dia 3 de julho, em Rio do Sul. Um dos destaques da programação da assembléia de prefeitos é o título de Honra ao Mérito Municipalista, que será concedido aos ex-presidentes, instituições, personalidades catarinenses e as associações de municípios.
Segundo o presidente da FECAM, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba, o título de Honra ao Mérito Municipalista é uma forma de agradecer aos parceiros pelo apoio nas ações da Federação, que resultaram em importantes conquistas aos municípios nestes 28 anos.
"É um momento de destacar a atuação dos parceiros que durante a trajetória da Federação, não mediram esforços para impulsionar o crescimento da FECAM", disse.
Entre os homenageados, a Federação concederá o título aos ex-presidentes das gestões 2005, 2006 e 2007. Estes prefeitos além de terem presidido à Federação, permaneceram na diretoria da instituição em outras gestões, o que possibilitou o pleno acompanhamento das atividades da Federação e o êxito das ações. Por isso, a FECAM prestará homenagem ao prefeito de Concórdia, Neodi Saretta (2005), o prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares (2007) e o prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer (2008).
Para o prefeito de Concórdia, Neodi Saretta, um dos momentos marcantes de sua gestão foi a realização do 1º Congresso Catarinense de Gestão Pública Municipal no Centro de Convenções da UFSC, em Florianópolis. Ele lembra que o Congresso reuniu 596 participantes e diversos palestrantes renomados, entre eles, o ex-ministro chefe da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo. "A realização deste Congresso e a participação maciça dos prefeitos na Marcha a Brasília foram momentos importantes na minha gestão", disse.
Foi neste Congresso que a Federação lançou a primeira edição do Guia dos Municípios Catarinenses e a Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM). Hoje, o Guia já está na sua terceira edição e se consolida como o maior catálogo de informações municipais. Já a RedeCIM congrega 177 portais municipais.
Para o ex-presidente, Anísio Soares, prefeito de Governador Celso Ramos, a reestruturação da Federação, o seu fortalecimento institucional e o estreito relacionamento com o governo do Estado, Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Tribunal de Contas do Estado merecem destaque na gestão 2006. Foi nesta ano, que a FECAM integrou a diretoria da CNM, onde o presidente da Federação foi eleito terceiro vice-presidente da Confederação.
"A FECAM inovou ao reunir os candidatos ao governo do Estado e entregá-los a pauta de reivindicações dos municípios catarinenses", destacou.
O vice-presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio presidiu a Federação no ano passado, onde a instituição alcançou a filiação dos 293 municípios catarinenses. " Atingir a marca de 100% de filiados consolida a representação da Federação na defesa dos municípios", disse.
Foi neste ano, que a FECAM apurou os gastos da administração pública que subsidiaram a pauta de reivindicações dos municípios catarinenses. No âmbito internacional, a FECAM apoiou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) na realização de um evento internacional de municípios em Florianópolis.
A FECAM também concederá o título de Honra ao Mérito Municipalista a diversas instituições e personalidades.
Fonte: http://fecam.org.br