Prazo para enviar dados do Bolsa Família termina em 31 de dezembro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
        
         As prefeituras têm até 31 de dezembro para informar o registro de acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família. Esse acompanhamento compõe o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que garante repasses financeiros aos municípios para melhorar a gestão do Programa Bolsa Família, e as informações refletirão no valor do repasse dos recursos do IGD.

         Até agora, os estados que tiveram maior número de famílias acompanhadas são Rio Grande do Norte (22,76%), Ceará (20,86%), Pernambuco (20,42%), Tocantins (19,76%) e Paraná (19,26%). Sergipe e Piauí foram os que apresentaram maior evolução no registro de informações, com 27,4% e 18,93%, respectivamente.
         Os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome querem que o monitoramento das condicionalidades evolua em relação ao resultado do primeiro semestre de 2007. No período, os municípios registraram informações sobre 51% das crianças de zero a seis anos e de 97% das gestantes. O desafio é superar esses dados no segundo semestre de 2007.
É importante que os municípios registrem com antecedência as informações no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, para que não ocorra sobrecarga no sistema nos últimos dias e porque o ministério adianta que não haverá prorrogação do prazo.
         Os beneficiários do Bolsa Família precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças, além de levá-las aos postos de saúde para medição e pesagem. As gestantes precisam fazer o pré-natal, e as nutrizes são orientadas, durante as atividades educativas promovidas nos postos de saúde, sobre a importância da amamentação e de uma alimentação saudável.

 
Fonte: Agência CNM