O presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Apetre), Diógenes Del Bel, disse, nesta quarta-feira, 27 de junho, que 70% dos municípios brasileiros não dão destinação adequada ao lixo produzido pela população.
“É preciso adotar uma política nacional de resíduos sólidos, como forma de possibilitar procedimentos conjuntos pela União, estados e municípios na destinação do lixo doméstico e industrial”, defendeu.
Del Bel foi um dos participantes da audiência pública que discutiu os problemas ambientais e sociais decorrentes dos lixões, promovida pela Subcomissão Temporária sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que funciona no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.
O coordenador nacional do Comitê de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), José Dantas de Lima, sugeriu a implantação de programas de reciclagem em todas as instituições públicas, inclusive no Senado.
Fonte: Agência CNM com informações da Agência Senado