II Conferência Regional de Políticas para as Mulheres da AMPLANORTE ultrapassou as expectativas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Lúcio Colombo

 Canoinhas – Com a participação de 140 pessoas, foi realizada dia 31 de maio, na Câmara de Vereadores de Canoinhas, a II Conferência Regional de Políticas para as Mulheres da Amplanorte/Canoinhas. Este foi o primeiro evento promovido pela nova entidade, resultado da fusão, recentemente, da Ampla e Amurc, congregando os municípios de Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis e Mafra. O prefeito de Porto União e presidente da Amurc presidiu a instalação dos trabalhos.

Renato Stasiak, em sua mensagem de abertura do evento, destacou a importância do encontro, enfatizando que, "este é o primeiro encontro realizado pela associação  unificada – AMURC e AMPLA, a Amplanorte. É muito importante discutir amplamente as políticas para as mulheres, na busca constante de maior reconhecimento social sobre a inclusão da mulher bis espaços sócio-econômico, cultural e político, sempre primando por melhores condições de vida para as mulheres e conseqüentemente para a sociedade". Daniele de Brito Kauva, assistente social da Amurc e coordenadora do evento,  salientou que "na II Conferência, serão discutidas as proposições da I Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, avaliando as ações que foram efetivadas e as que necessitam serem contempladas para que Mulheres das diversas classes sociais, étnicas, racial, cultural tenham garantido e efetivados seus direitos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais. Queremos discutir e propor ações para a construção da igualdade, eqüidade, justiça social e a participação cidadã das mulheres de nossa região, ensejando assim o direito de uma vida mais digna a todas as mulheres".

Antes do início dos trabalhos, o secretário executivo da Amurc, Luiz César Batista leu o Regimento Interno da conferência para apreciação e aprovação do plenário.  A seguir, a palestra de Valéria Cabral Carvalho – Assistente Social, servidora da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e Presidente do Conselho Regional de Serviço Social – (CRESS 12ª região/SC), que versou com o tema, "Políticas Públicas para as Mulheres. A participação da mulher no contexto atual".

Propostas

Depois foram formados três grupos de trabalho, que dentro do seu eixo de discussão, tiraram suas conclusões que foram colocadas para discussão de todo o grupo. O resultado da plenária realizada na parte da tarde, foi a aprovação de um relatório contendo as propostas e os nomes das 20 delegadas titulares e 20 suplentes eleitas para participarem da II Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que será realizada nos  dias 12 e 13 de julho de 2007 em Florianópolis.

Os temas discutidos nos trabalhos em grupo são os seguintes:

Grupo I – Análise da realidade brasileira: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade na perspectiva da implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), no âmbito regional. (Neste grupo foram avaliadas e repactuadas as propostas da I Conferência de Políticas para as Mulheres ocorrida em 2004, com os seguintes sub-temas: Enfrentamento a pobreza, Violência / Políticas de segurança, Questão racial e étnica);

Grupo II – Avaliação das ações e políticas propostas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), sua execução e impacto, no âmbito regional. (Neste grupo foram avaliadas e repactuadas as propostas da I Conferência de Políticas para as Mulheres ocorrida em 2004, com os seguintes sub-temas: Saúde, Direitos sexuais e reprodutivos, Educação e Cultura, Juventude);

Grupo III – Participação das mulheres nos espaços de poder, no âmbito regional. (Neste grupo foram avaliadas e repactuadas as propostas da I Conferência de Políticas para as Mulheres ocorrida em 2004, com os seguintes sub-temas: Poder, Democracia e Participação.

Parcerias de Sucesso

   "Esperávamos em torno de 90 pessoas, mas superou nossas expectativas com um público de 140 pessoas que participaram ativamente de todas as discussões ocorridas neste dia. Prestigiaram o evento, representantes de vários segmentos, governamentais e da sociedade civil dos municípios da AMURC e AMPLA. Isto denota a importância da mobilização que estamos realizando na região para discutir e propor políticas públicas voltadas a todos os segmentos de nossa região", declarou Daniele Ap. de Brito Kauva – Assistente Social da AMURC e coordenadora da conferência.

A conferência teve como parceiros e colaboradores, a Câmara de Vereadores de Canoinhas; a Universidade do Contestado – Campus Canoinhas (Curso de Serviço Social); a Agência de Desenvolvimento Regional Integrado do Planalto Norte Catarinense – ADR-PLAN; os Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher de Canoinhas e de Mafra; todas as Secretarias de Desenvolvimento Social dos municípios da AMURC e AMPLA  e as prefeituras da Ampla e da Amurc.

Compuseram a mesa de autoridades, Renato Stasiak, prefeito de Porto União, Presidente da Amurc; Edmilson Luiz Verka, vice-prefeito de Canoinhas representando Leoberto Weinert;  Wilson Pereira, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Canoinhas (SDR);  Vereador Juliano Seleme, representando o Presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Tarciso de Lima; Rosilene Schulka Jaremczuk, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Canoinhas; Madelon Vieira, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Mafra; professora Denise Cardoso, Coordenadora do curso de Serviço Social, representando o médico-veterinário, Hamilton Wendt, diretor-presidente da UnC – Universidade do Contestado  (Campus Canoinhas).

Fonte: Amurc