A Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) do Ministério do Planejamento aprovou solicitações de empréstimos internacionais para a realização de projetos em municípios, estados e organismos do governo federal nas áreas de saneamento, habitação, transportes e melhorias na gestão.
A Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (Seain) publica, nos próximos dias, no Diário Oficial da União o conteúdo das decisões para que o Tesouro Nacional conceda o aval aos entes federativos que estão tomando os recursos junto aos organismos internacionais. Depois de aprovados pela Cofiex, os pedidos serão submetidos à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
A Cofiex, que possui representantes do Tesouro Nacional e Secretaria de Orçamento Federal, entre outros, analisou a qualidade técnica dos projetos de financiamento e a capacidade de pagamento dos estados e municípios que estão contraindo os empréstimos, tendo em vista que a maioria dos financiamentos exige uma contrapartida financeira por parte dos solicitantes.
Entre os organismos internacionais que financiam projetos no Brasil estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação de Andina de Fomento (CAF).
Fonte: Agência CNM com informações Ministério do Planejamento.