Prefeitos participam de Congresso em Chapecó

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Buscar parcerias com a população, entidades privadas e instituições que disponibilizam linhas de financiamento têm sido uma das alternativas encontradas pelos prefeitos catarinenses para atender a demanda da comunidade. Estas experiências estão sendo apresentadas no III Congresso Estadual de Gestão Pública Municipal, realizado pela FECAM, em Chapecó. Mais de 500 participantes, entre eles, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais discutem até quarta-feira (23/5) novas alternativas de gestão pública. 

Na abertura do Congresso, o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, destacou que a idéia de apresentar os projetos executados pelos municípios é uma forma de estimular os gestores municipais a buscarem soluções para aplicar efetivamente as políticas públicas, principalmente devido à escassez de recursos. "Nesta terra firme irrigada pela chuva vai semear boas práticas e ampliar a qualidade da gestão pública", ressaltou. O presidente da Federação também lançou a terceira edição do Guia dos Municípios Catarinenses, o maior catálogo de dados do poder executivo, legislativo e municipal. Scheffer ressalta que o objetivo do Guia é facilitar a comunicação da população e demais interessados em manter contato com a administração pública.  

Passos Maia foi o primeiro município a apresentar uma experiência positiva no Congresso. O prefeito Osmar Tozzo, lançou um programa de execução de políticas públicas sociais, voltado ao atendimento de famílias de baixa renda, em 2005. O gestor reuniu representantes de 25 comunidades para mapear as prioridades dos grupos. Em menos de três anos, já construiu e reestruturou centros comunitários e disponibilizou linha telefônica para comunidade local. "O projeto é importante porque há tanto valorização da obra pela população, quanto maior conforto e auto estima para as comunidades. Buscamos na administração participativa ir ao encontro dos anseios da comunidade para resolver e atender a demanda, mesmo o município sendo pequeno e com poucos recursos para investimento", disse o prefeito.  

Também foram apresentadas experiências nas áreas de habitação, inclusão escolar e merenda escolar, respectivamente, pelos municípios de Pinhalzinho, Balneário Camboriú e Blumenau.  

Bancada Parlamentar  

Representantes da bancada parlamentar catarinense, os senadores Neuto de Conto (PMDB) e Raimundo Colombo (DEM) e o deputado federal Cláudio Vignatti (PT) participaram do Congresso. Em seus discursos foi unânime o apoio da bancada parlamentar aos pleitos dos municípios e a necessidade dos municípios terem maior gerenciamento dos recursos arrecadados.  

Programação  

No dia 22/5, serão apresentados projetos nas áreas de gestão pública e planejamento municipal, saneamento, agricultura e meio ambiente.  

Fonte: Dayane Nunes/ASCOM-FECAM