O governador está com o secretariado completo. Luiz Henrique deu posse na manhã desta segunda-feira (14/5), em Florianópolis, aos 36 secretários regionais – entre novos e reconduzidos ao cargo. Também nomeou cinco novos secretários-executivos, que passam a somar esforços em áreas específicas relacionadas às secretarias centrais. "Quero repetir o que disse em meus dois discursos de posse: no primeiro e no segundo mandato. Cada dia que passa é um dia perdido. Por isso eu quero agilidade e transparência", disse Luiz Henrique, no início de seu pronunciamento no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).
O governador conclamou os novos secretários a serem os executores da descentralização. "Vocês, meus caros empossados, serão os executores da segunda etapa da descentralização; desse novo paradigma de governo", frisou. O governador fez questão de esclarecer que a criação de seis novas secretarias regionais não aumentou o número de cargos comissionados. "Transportamos cargos das secretarias centrais para a estrutura descentralizada e, hoje, Santa Catarina é o estado que tem o menor percentual de comissionados do País".
Luiz Henrique aproveitou a oportunidade para relembrar a todos a essência do modelo descentralizado de administração. "São estruturas pequenas, mas de respostas rápidas. Capazes de alavancar o desenvolvimento microrregional. Nosso governo é presente, capaz, acessível, porque está fisicamente presente em cada rincão do nosso Estado". Na avaliação do governador, as estruturas regionais acrescentam ainda a rapidez as decisões e os resultados aparecem com o crescimento do número de empregos e de eleitores, mostrando que a descentralização está conseguindo estancar o processo de esvaziamento dos pequenos municípios.
O vice-governador Leonel Pavan também deu seu recado ao novo secretariado e disse que estará presente, acompanhando de perto as ações da descentralização. O vice-governador falou ainda que, na posse, todos os secretários têm a confiança do governo e carta branca para trabalhar. "Mas não vamos nos esquivar de trocar alguma peça se isso se fizer necessário".
Em nome dos empossados, o secretário de Desenvolvimento Regional, Valdir Cobalchini, fez uso da palavra e enfatizou a responsabilidade dos empossados pelo compromisso de dar seqüência ao projeto de descentralização, implantado pelo governador Luiz Henrique. "Era uma proposta visionária transformada em missão por todos os integrantes do governo, sob a batuta do competente e exemplar líder político que Vossa Excelência sempre demonstrou ser".
Cobalchini citou ainda investimentos do Governo do Estado que, na sua avaliação, por si só já justificam a existência das secretarias regionais. "Conclamo, pois, os meus pares, para juntos envidarmos todos os esforços, inclusive os impossíveis, nessa árdua jornada, que para uns se inicia e para outros apenas continua, a fim de darmos a sustentação, através do nosso trabalho, à consolidação dessa nova viagem que tem destino certo: melhorar a vida de todos os catarinenses", finalizou.
NOVOS SECRETÁRIOS
Secretaria Executiva da Articulação Estadual
LÍRIO ROSSO
Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos
ALEXANDRE FERNANDES
Secretaria Executiva de Gesto dos Fundos Estaduais
CLEVERSON SIEWERT
Secretaria Executiva de Políticas Estaduais de Combate à Fome
JOÃO FACHINI
Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania
JUSTINIANO DE ALMEIDA PEDROSO
Secretarias Regionais:
São Miguel do Oeste – JOÃO CARLOS GRANDO
Maravilha – ANTÔNIO GALINA
São Lourenço do Oeste – JOÃO CARLOS ECKER
Chapecó – LUCIANO JOSÉ BULIGON
Xanxerê – JULIO CEZAR BODANESE
Concórdia – LUIZ SUZIN MARINI
Joaçaba – JORGE LUIZ DRESCH
Campos Novos – ALCIDES MANTOVANI
Videira – NATALINO LAZARE
Caçador – VALDIR COBALCHINI
Curitibanos – NILSON JOSÉ BERLANDA
Rio do Sul – GERMANO PURNHAGEM
Ituporanga – ELIAS DE SOUZA
Ibirama – ALDO SCHNEIDER
Blumenau – PAULO FRANÇA
Brusque – JAIR AMORIM
Itajaí – JOÃO KÖEDDERMANN
Grande Florianópolis – WALTER JOSÉ GALINA
Laguna – MAURO CANDEMIL
Tubarão – ADEMIR DA SILVA MATOS
Araranguá – HERIBERTO SCHMIDT
Joinville – MANOEL JOSÉ MENDONÇA
Jaraguá do Sul – NIÚRA DEMARCHI
Mafra – DEODATO RAUL HRUSCHKA
Lages – OSVALDO UNCINI
São Joaquim – HUMBERTO LUIZ BRIGHENTI
Palmitos – MANFRIED RUTZEN
Dionísio Cerqueira – ALCEDIR CASAGRANDE
Itapiranga – JORGE WELTER
Quilombo – DILMAR COZER
Seara – AILTON CAUDURO
Taió – IDO MÊES
Timbó – LUIZ POLIDORO
Braço do Norte – GELSON PADILHA
Canoinhas – WILSON PEREIRA
Criciúma – GENTIL DORY DA LUZ
Fonte: Ascom/ FECAM com Informações do Governo do Estado