O Programa Interlegis foi apresentado detalhadamente nesta quarta-feira (11) no evento “O Papel do Legislativo Municipal” que fez parte da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, onde legislativos e executivos municipais estiveram presentes de forma maciça.
O evento foi aberto na parte da manhã pelo primeiro secretário do Senado e diretor nacional do Programa Interlegis, senador Efraim Morais, que apresentou os dados atualizados sobre as adesões das casas legislativas, de acessos ao portal e número de treinados nos cursos de capacitação.
Na parte da tarde, o programa Interlegis foi apresentado pelo chefe do serviço de administração, Fransciso Edmar Salmito que explicou mais detalhadamente todos os produtos e serviços.
Salmito começou fazendo um breve histórico da criação do programa e destacou o seu principal objetivo que é facilitar a comunicação e a troca de informações entre as casas legislativas aderidas.
Francisco Edmar Salmito apresentou o Portal, salientando que cada casa legislativa pode hospedar seu endereço e os dados institucionais, o mesmo podendo fazer os parlamentares de forma individual, além de ser um instrumento importante de pesquisa, com diversos assuntos como a legislação brasileira.
“Sabemos que há muitas câmaras bem equipadas, mas não são a maioria, o que torna o programa Interlegis importante, pois é uma via de mão dupla, onde as casas podem disponibilizar informações e buscá-las ao mesmo tempo”, enfatizou
Sobre as adesões ao Interlegis, informou que hoje são mais de quatro mil casas aderidas, com cerca de 3.506 já equipadas com microcomputadores e com programas específicos como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ou o Sistema de Apoio ao Processo Parlamentar (SAAP).
“Na área de capacitação, em 2006 , mais de cinco mil alunos fizeram os diversos cursos oferecidos e, neste ano, o Interlegis está oferecendo cerca de 13 cursos a distancia como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRP), Redação oficial, Orçamento público e Processo Legislativo que são os mais procurados”, disse. Concluiu lembrando que esses cursos do programa Interlegis são a distancia ou presenciais.
Depoimentos
Durante o evento várias autoridades se manifestaram sobre a importância do Progama Interlegis para o legislativo brasileiro:
“O Interlegis se tornou um importante instrumento de informação, comunicação e formação para qualificar os servidores do legislativo municipal e melhorar a conscientização do vereador em seu papel, pois o parlamentar do município ainda confunde sua função de legislador com a do Executivo. Portanto, quanto maior e melhor a informação, mais adequação á vereança”, (Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM).
“O Interlegis é um importante meio de comunicação e de modernização do legislativo em todas as instâncias, pois não só possibilita a comunicação, como oferece recursos de aperfeiçoamento por meio de treinamentos realizados no ensino via internet. (Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-deputado federal).
“ Além de implementar a inclusão digital do legislativo no âmbito estadual e municipal, o Interlegis realiza a inclusão social por meio da formação na educação e treinamentos e ainda ampliando a comunicação entre os parlamentares. Com o plano de expansão realizado com seu projeto de modernização dos municípios, o Interlegis contribui ainda mais para que o vereador conheça suas reais atribuições, aumentando e melhorando sua capacidade de legislador que defende as causas do município, como também facilitador da modernização da gestão pública, possibilitando o resgate da autonomia municipal como é de direito”. (Deputado Frederico Antunes, presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul)
Fonte:Agência CNM com informações do Portal Interlegis