POMERODE – A Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e as associações de municípios do Estado programaram um evento para hoje, no qual pretendem apresentar detalhes sobre a situação financeira das prefeituras. O quadro, segundo dirigentes das entidades, é de penúria, chegando ao ponto de comprometer a execução de alguns serviços.
Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, no encontro serão dados esclarecimentos sobre a falta de investimentos nas cidades, devido à escassez de recursos, frente às demandas e competências dos municípios.
Para ilustrar a situação, a Fecam, em parceria com as associações de municípios, pretende divulgar um levantamento sobre os custos arcados pelos municípios para oferecerem os programas federais e estaduais. Para Kriek, este quadro inviabiliza melhorias em programas e obras públicas.
– Os repasses federais e estaduais são insuficientes para mantermos as ofertas de programas – desabafa o presidente da Ammvi.
A apresentação dos dados está marcada para as 15h de hoje, na Assembléia Legislativa. Além de Kriek, participam do encontro os presidentes de outras 20 associações de municípios e integrantes do Conselho Executivo da Fecam.
Fonte: Jornal de Santa Catarina