Seiscentos e noventa municípios participarão da Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que será realizada pelo Governo Federal a partir de 2 de abril. O estudo permitirá a avaliação do programa em escala nacional e a elaboração de alternativas para adequar o consumo da merenda com redução de riscos de doenças entre as crianças.
A pesquisa recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) R$ 3 milhões e será executada pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). O projeto também envolve ações dos ministérios da Educação (MEC), Ciência e Tecnologia (MCT), Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Uma análise de cardápios, aceitabilidade e adequação do consumo em relação às necessidades nutricionais será realizada para alcançar os objetivo da pesquisa. Além disso, será feito um levantamento do diagnóstico do estado nutricional da criança, baseado na antropometria, e avaliado o aspecto da segurança alimentar sobre o controle do alimento, da infra-estrutura e das condições higiênico-sanitárias do local de produção e distribuição da alimentação.
Fonte: Agência CNM com informações do PNDE