Está pronta a programação do II Fórum Nacional de Vereadores, que será realizado dia 11 de abril, no Blue Tree Park Hotel, como parte integrante da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Vereadores de todo o país estão sendo convidados para o evento. A expectativa é que cerca de 500 vereadores compareçam ao evento.
A abertura do fórum se dará às 9 horas, com a presença do senador Efraim Morais (PFL-PB), primeiro secretário do Senado e diretor nacional do Programa Interlegis. Na seqüência, às 10 horas acontecerá a palestra “Reforma Política”, a cargo do deputado Rubens Otoni (PT-GO). Às 10 horas haverá debate e às 11 horas a Confederação Nacional de Municípios (CNM), estará apresentando aos vereadores “As prioridades da Pauta de Reivindicações do Movimento Municipalista em tramitação no Congresso”, encerrando os trabalhos da manhã.
À tarde, 14h30min, a CNM comandará o painel “A Urgência na Atualização da Legislação e Leis Orgânicas dos Municípios: Aspectos Relevantes”, seguindo-se debates em torno do tema. As 15h30min, ainda a cargo da CNM apresentação do Programa de Modernização dos Legislativos e debates. Às 17 horas, o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Márcio Sampaio, falará sobre “Parceria entre a Interlegis e as Câmaras Municipais”, seguindo-se debates e o encerramento do evento.
O I Fórum aconteceu no dia 26 de abril do ano passado, dentro da IX Marcha, tendo como tema central “A Importância da Participação do Poder Legislativo Municipal nas ações reivindicatórias dos Municípios Brasileiros”. Na ocasião foi criado o Fórum Permanente de Vereadores, órgão integrado a CNM e eleita sua primeira Diretoria, que ficou assim constituída:
Presidente: Leonardo Macedo Lobato, de Santa Cruz do Arari-PA
Vice-Presidente: Rozano Abbade da Silva, de Barra do Ribeiro – RS
1º Secretário: Carlos Augusto Tenório Dionisio, de Cachoeira de Minas – MG
2º Secretário: Paulo Célio Costa Galvão, de Porto Nacional –TO
Representações estaduais
Bahia: Ernesto Ferreira da Silva, de Serrinha; Ceará: Antônio de Souza Uchoa Neto, de General Sampaio; Goiás: Romisdete Pereira Neves, de Quirinópolis; Maranhão: Paulo Nascimento de Souza, de Cantanhede; Minas Gerais: Divina Ferreira Queiroz Covizzi, de Limeira do Oeste; Pará: Gilberto da Silva Leal, de Santa Cruz do Arari; Paraná: Irineu Rieger, de Céu Azul; Piauí: Pedro Bispo Pereira Filho, de Porto Alegre do Piauí; Rio de Janeiro; João Gilberto da Silva, de Miguel Pereira; Rio Grande do Sul: Elmo Klein, de Chapada; Rondônia: Antônio Masioti, de Cacoal; Santa Catarina: Solmar Hübner, de Cunha Porá; Tocantins: Beilton Paulo de Melo, de Sampaio.
Fonte:Agência CNM