Os ministérios das Cidades e do Meio Ambiente lançaram manual de Áreas de Manejo de Resíduos da Construção Civis e Resíduos Volumosos para orientar os órgãos e conselhos municipais e estaduais de meio ambiente, sobre a criação de normas de licenciamento de áreas que vão receber o lixo gerado pela construção civil.
De acordo com o consultor do Ministério das Cidades, Tarcísio de Paula Pinto, praticamente todos os estados brasileiros já avançam na adoção de medidas que cria áreas apropriadas para o lixo da construção civil. Para ele, o licenciamento de áreas de triagem e reciclagem para o lixo permitirá que o material hoje enterrado seja reutilizado.
A instituição de um novo processo, onde a terra, areia, pedra, madeira e o ferro, que são enterrados de forma contínua, retorne para a construção, de forma absolutamente vantajosa irá diminuir os impactos ambientais provocados pela intensa deposição irregular de resíduos da construção e demolição.
O consultor explicou que a maior parte dos resíduos da construção civil é gerado por reformas em residências – 59%, seguida pela construção de novos prédios -21% e casas – 20%. O manual está disponível nos sites dos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades.
Fonte: Agência CNM com informações da Agência Brasil