A cooperação técnica da Celesc Distribuição com prefeituras vai proporcionar a melhoria da eficiência energética do sistema de iluminação pública em 61 municípios catarinenses, detentores dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. A assinatura do termo de cooperação, com recursos de R$ 3,4 milhões, aconteceu hoje (12/12), na administração central da Celesc, em Florianópolis.
O termo prevê a substituição de 27.648 pontos de iluminação com lâmpadas de vapor de mercúrio (VM) por lâmpadas de vapor de sódio (VS). As medidas vão proporcionar 2.678,99 MWh/ano de energia economizada e redução de 611,64 kW de demanda no horário de pico.
Com o projeto, a Celesc dará continuidade às ações de eficientização do sistema de iluminação pública dos municípios catarinenses, atuando agora naqueles que detém o menor IDH para proporcionar melhoria da qualidade de vida e garantir condições de segurança para atividades de lazer, cultura e esporte em espaços públicos.
O projeto faz parte do ProCeleficiência – Programa de Eficiência Energética – , desenvolvido pela Celesc desde 1989 para disseminar a cultura da conservação e uso racional da energia elétrica, beneficiando empresas, indústrias, escolas, concessionária de água e saneamento, instituições filantrópicas, sistemas de iluminação pública e os consumidores em geral.
Os projetos do ProCeleficiência desenvolvidos na área de iluminação pública, entre 2003-2006, promoveram a eficientização energética de 161.231 pontos de iluminação em 58 municípios, com investimentos de R$ 23,8 milhões.
Os municípios beneficiados são Abdon Batista, Alfredo Wagner, Anchieta, Angelina, Arvoredo, Bandeirante, Barra Bonita, Bela Vista do Toldo, Belmonte, Bocaína do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Calmon, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Celso Ramos, Cerro Negro, Chapadão Lageado, Coronel Martins, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Fraiburgo, Frei Rogério, Galvão, Guatambu, Gov. Celso Ramos, Içara, Imaruí, Iraceminha, Irati, Irineópolis, Itaiópolis, Jardinópolis, Lebon Regis, Macieira, Major Vieira, Monte Carlo, Paial, Painel, Palma Sola, Palmeiras, Papanduva, Paraíso, Passos Maia, Ponte Alta do Sul, Presidente Nereu, Princesa, Rancho Queimado, Rio Rufino, Romelandia, Saltinho, Santa Cecília, Santiago do Sul, São Bernardino, São Cristovão do Sul, Santa Terezinha do Progresso, Timbó Grande, Urupema, Vargem, Victor Meireles, Xavantina.
Fonte: Centrais Elétricas de SC SA