A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou entre os dias 2 e 5 de outubro o Curso de Capacitação em Compras Eletrônicas, com duração de 16 horas, destinado às entidades estaduais de municípios. O projeto, realizado com o objetivo de levar aos municípios a modalidade de compra por pregão, teve 11 estados representados.
O técnico de informação da Associação de Prefeitos do Rio de Janeiro (Apremerj), Alex Ennes, participou do treinamento, e considera que a clareza promovida com o pregão eletrônico na administração é benefício para a população, que pode acompanhar todo o processo de compra. “O pregão é importante para os municípios, principalmente na questão da economia e transparência”, afirma Ennes.
A Frente de Mobilização dos Municípios de Goiás (FMM) tem a intenção de passar para os municípios o que foi aprendido durante as palestras, como a importância de interagir nas aquisições durante o pregão, principalmente na modalidade eletrônica. “O curso nos dá a noção dos aspectos administrativos, operacionais e legais do pregão”, declara a assessora técnica da entidade, Gláucia Lima.
De acordo a advogada da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Marta Lucia de Bona, o trabalho da entidade será orientar os municípios de pequeno e médio porte que ainda não implantaram a modalidade. Já para a assessora técnica da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Thayane Maritza, o sistema promove maior transparência na gestão administrativa. “Com ele o gestor mostra o que é feito”, considera. “A AMA pretende, com o apoio da CNM, treinar dois técnicos de cada município e implantar o sistema na prefeitura, além de prestar assistência às prefeituras que ainda não possuem estrutura para a implantação da modalidade eletrônica”, conclui.
A Associação Mineira de Municípios (AMM), representada pela assessora jurídica, Adriana Giroletti, tem a intenção de levar aos municípios de Minas Gerais a importância de adaptarem a modalidade de compras. Ela define o portal CidadeCompras como uma ferramenta de trabalho para os municípios otimizarem os resultados nas contratações de bens e serviços com transparência e lisura.
A parceria entre a CNM e a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), já conta com resultados positivos. Segundo a Consultora Técnica, Camila Galgane, os servidores municipais são capacitados, por meio dos cursos realizados, e posteriormente o sistema é implantado no município.
A preocupação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) é implantar nos municípios do estado os recursos do pregão. “A maioria dos municípios ainda não fazem compras por pregão, e, principalmente, por se tornar obrigatório nas compras com recursos da União vamos levar está opção, e evitar que as prefeituras não consigam realiza compras por não ter a modalidade adequada”, o assessor jurídico da entidade, Edinando Brustolin.
Fonte: Agência CNM