FECAM elabora relatório sobre RedeCIM

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria







O Centro de Tecnologia de Informação da FECAM – responsável pelo projeto da Rede Catarinense de Informações Municipais – RedeCIM, avaliou o conteúdo publicado nos portais dos municípios e associações integrados à Rede e o resultado será apresentado no próximo dia 16 de outubro, em reunião da FECAM e Associações de Municípios no município de Governador Celso Ramos.


 


O objetivo é levar ao conhecimento das Associações de Municípios informações sobre a qualidade do conteúdo publicado, números de acessos, estrutura técnica e um diagnóstico dos municípios catarinenses que não têm portal publicado na Internet. Segundo o coordenador da RedeCIM, Emerson Souto, esses dados servirão como base para a elaboração do planejamento estratégico da RedeCIM para 2007. “Nossa meta é promover a inclusão digital e qualificar o conteúdo publicado nos portais, para que o cidadão tenha informações atualizadas e precisas sobre os municípios”, disse.


 


A FECAM acompanhou o desenvolvimento do conteúdo publicado nos portais dos 81 municípios e 18 associações que formam a Rede e apontou os portais municipais mais visitados. O município de Navegantes lidera o ranking de acessos, seguido do município de Gaspar, Penha, Campos Novos, Porto União, Balneário Piçarras, Mondaí, Galvão, São José do Cedro e Mafra (ver tabela abaixo).


 


Para o analista de sistemas da RedeCIM, Gustavo Zepka Medeiros, o resultado revela que a quantidade de acessos em um portal não está relacionado com o tamanho do município. “Notamos que os municípios que possuem maior variedade de conteúdo e maior número de atualizações diárias são os municípios que possuem maior acesso. Isto está relacionado com o empenho da equipe em manter o site atualizado.”


 


Também foram apontadas deficiências no conteúdo publicado. “Essa deficiência é causada pela falta de uma equipe técnica qualificada para exercer a função. Por isso, a importância de conversar com as Associações de Municípios, para que juntos possamos estruturar a formação de uma equipe com um técnico de informática e outro de comunicação”, disse Zepka.


 


Para formar a RedeCIM, a FECAM disponibiliza aos associações e municípios filiados um portal institucional na Internet, na qual as informações publicadas são armazenadas em um banco de dados único. Essa integração permite ao usuário acessar a mesma informação no portal da FECAM, da Associação e do Município. Segundo Souto, o projeto começou a ser desenvolvido no final de 2005, mas foi neste ano que houve crescimento no número de portais publicados.


 


Tabela do Ranking de Acessos aos Portais Municipais Integrados a RedeCIM


 




















































































































Posição Município Associação Endereço Julho Agosto
1  Navegantes AMFRI www.navegantes.sc.gov.br 6.780 5.567
2  Gaspar AMFRI www.gaspar.sc.gov.br 5.747 5.632
3  Penha AMFRI www.penha.sc.gov.br 3.526 1.966
4  Campos Novos  AMPLASC www.camposnovos.sc.gov.br 1.600 2.155
5  Porto União AMURC www.portouniao.sc.gov.br 1.643 1.633
6  Balneário Piçarras AMFRI www.balneariopicarras.sc.gov.br 1.872 1.254
7  Mondaí AMEOSC www.mondai.sc.gov.br 1.346 1.325
8  Galvão AMNOROESTE www.galvao.sc.gov.br 1.206 1.134
9  São José do Cedro AMEOSC www.prefcedro.sc.gov.br 1.111 1.067
10  Mafra AMPLA www.mafra.sc.gov.br 1.057 1.181
11  Vargeão AMAI www.vargeao.sc.gov.br 1.094 911
12  Otacilio Costa AMURES www.otaciliocosta.sc.gov.br 939 1.068
13  Braço do Norte AMUREL www.bracodonorte.sc.gov.br 921 958
14  Coronel Freitas AMOSC www.coronelfreitas.sc.gov.br 970 898
15  Ilhota AMFRI www.ilhota.sc.gov.br 821 908


 


Fonte: Ascom FECAM