A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) recebeu uma comitiva de 16 pessoas, entre prefeitos e representantes da província de Misiones, na Argentina, que veio conhecer o modelo associativista do Oeste catarinense. Na Amosc os visitantes assistiram preleções sobre o Programa Pró-água e o projeto do Mercado Público Regional.
Além dos projetos, os argentinos conheceram a estrutura física e organizacional da entidade municipalista, projetos de desenvolvimento local e regional que colocam a entidade como uma das mais atuantes do Brasil. O prefeito de San Javier, Ennio Lemme, destacou que na Argentina não há associação de municípios, porém as vantagens desse modelo estão atraindo a atenção das autoridades.
Recentemente foi fundada a ARCentral (Agência de Desenvolvimento da Região Central de Misiones) que congrega o governo estadual, 37 prefeituras, universidades e câmaras de comércio, indústria e turismo, abrangendo uma região que representa um terço do Estado, com o objetivo de formular estratégias de médio e longo prazo, principalmente na formação de cooperativas de turismo rural e para programas vinculado ao auto-abastecimento de alimentos.
Em Cordilheira Alta os visitantes acompanharam o prefeito Alceu Mazzioni em visita a Estação de Tratamento de Água, recém inaugurada, cujo projeto foi elaborado pela Amosc.
As futuras instalações do Mercado Público Regional, cujo projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó, foram visitadas pela comitiva já que o modelo deve ser adotado naquela região.
No sábado, 3, as atividades foram no município de Pinhalzinho, com visita a prefeitura municipal, recepção pelo prefeito Anecleto Galon, almoço e atividades culturais. O retorno à Argentina ocorreu na tarde de sábado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FECAM