Mais de 30 secretários de saúde dos municípios de abrangência da GRANFPOLIS e técnicos de hospitais e serviços de saúde de Santa Catarina participaram hoje (18/5), do curso As Normas de Cooperação Técnica e Financeira de Programas e Projetos na área da saúde, promovido pelo Ministério da Saúde e FECAM, no auditório do Tribunal de Contas, em Florianópolis.
O propósito é atualizar os técnicos das prefeituras e entidades sobre a formulação das propostas de convênios, execução de projetos e prestação de contas com o Ministério da Saúde.
O curso iniciou com a apresentação do vídeo institucional do Pacto pela Saúde 2006, no qual os participantes puderam conhecer a proposta do governo federal para promover a saúde no país.
Os técnicos do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde/DICON/SC, também apresentaram a relação completa dos documentos necessários para que o município receba recursos de convênios e programas do Ministério da Saúde, os departamentos especificados para encaminhar a documentação e a importância da prestação de contas, para garantir a participação do ente federado em programas.
Para a responsável pelo setor de Habilitação e Divisão de Convênios do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde/DICON/SC, Bernadete Silva Machado, o que ainda dificulta o encaminhamento de documentos, é que o site do ministério não possibilita o cadastro de projetos pela Internet. Ela também agradeceu o apoio da FECAM e das Associações de Municípios na mobilização dos servidores públicos. “Através da parceria com a FECAM foi possível realizar cursos simultâneas e desta forma, vamos capacitar os 293 municípios”, disse.
O Ministério da Saúde em parceria com a FECAM e as 21 Associações de Municípios realiza oito capacitações sobre as Normas de Cooperação Técnica e Financeira de Programas e Projetos na área da saúde, no período de 16 a 25 de maio. (ver agenda de eventos).
O secretário-executivo da FECAM, Celso Vedana e o secretário-executivo da GRANFPOLIS, Miguel Faraco participaram da abertura do evento.
Fonte: Assessoria de Imprernsa da FECAM