Mais de 600 participantes, entre eles, assistentes sociais, delegados regionais, conselheiros municipais e grupos de idosos de diferentes municípios catarinenses participaram hoje (11/03), da 1ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece até amanhã (12/03) no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis. O evento discute a implementação de políticas públicas que promovam a proteção e a defesa da pessoa idosa.
A conferência enfoca o tema “Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa”. Os trabalhos foram divididos em oito grupos temáticos, que discutem os seguintes assuntos: previdência social, acesso à saúde, enfrentamento à violência contra à pessoa idosa; controle social: o papel dos Conselhos: educação, cultura, esporte e lazer; ações para efetivação dos direitos da pessoa idosa quanto à promoção, proteção e defesa; financiamento e orçamento público das ações.
Destes grupos temáticos sairão às propostas de Santa Catarina para a 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de maio, em Brasília. A conferência estadual é promovida pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda em parceria com o Conselho Estadual do Idoso.
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM |