You are currently viewing Lançado em Papanduva o Programa “Beija-Flor”

Lançado em Papanduva o Programa “Beija-Flor”

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 


O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a prefeitura de Papanduva, através das Secretarias de Educação e Agricultura, lançaram na última terça-feira, na localidade   de Guarani, um Tele centro do Programa de Inclusão Digital Beija-Flor, que conta com cinco computadores, e vai atender   alunos, agricultores e associados do Programa Micro-bacias daquela região. Na 25ª SDR, esse foi a primeira Teles sala e a 61º no Estado. Em todo o Estado estão previstos até o final de 2006 120 Tele centros.


O programa idealizado pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura, Renato Broetto, foi assinado pelo Secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa em setembro de 2005. %u201COs Tele centros vão cumprir a missão de diminuir as desigualdades sociais entre os catarinenses, especialmente em relação àqueles do meio rural ou das comunidades pesqueiras onde há dificuldade de acesso ao mundo da informação%u201D, explica o secretário Sopelsa. O Programa de Inclusão Digital Beija-flor tem como meta garantir o acesso livre e gratuito à Internet para 93,5 mil pessoas nas áreas rurais e pesqueiras de Santa Catarina.


A execução é da Secretaria da Agricultura, em parceria com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Epagri, Secretaria de Estado da Educação e Inovação (SED), Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), Cidasc, Ceasa/SC, Fapesc, Comitê para Democratização da Informática (CDI), Senac, prefeituras municipais, Associação das Casas Familiares Rurais e Associações de Pais e Professores (APPs).
Os tele centros têm acesso à internet e estão sendo instalados em escolas, Casas Familiares Rurais e outros locais e de acesso público, e funciona tanto como sala de aula de informática para crianças, jovens e adultos quanto como um espaço de integração comunitária e de preparação e qualificação para oportunidades de trabalho e renda.


Na ocasião estavam presentes Dolglas Cantú, coordenador do programa, os Secretários Municipais, Maria da Glória Wilicznski Spagnol, Educação, Luiz Ozkovski, Fazenda, Octávio Wünsche, Agricultura, o vice-prefeito, Sidnei Ziezkowski, o presidente da Câmara, Gerson Rauen, Genésio Vieira, representando o Secretário de Estado da Infra-estrutura, Mauro Mariani, Milton Pereira , Gerente de Agricultura da 25ª SDR de Mafra, professores, aluno e representantes da APP e da Capela São José, da localidade do Guarani, além de representantes das regionais da Epagri e Cidasc de Canoinhas. (foto)
O vice-prefeito na oportunidade, destacou a importância do programa, %u201Cque além da inclusão digital, também vai possibilitar a inclusão social%u201D. %u201CA história da comunidade de Guarani, já foi muito negativa, como sendo uma das que mais consumia bebida alcoólica em Santa Catarina, mas hoje depois que a energia elétrica chegou a todas as propriedades rurais, e agora com a inclusão digital, a história com certeza vai ser outra%u201D, relatou Genésio Vieira. Já o presidente da Câmara, Gerson Rauen, parabenizou a 25ª SDR, por lançar em Papanduva o primeiro Tele centro, bem como o governo do estado.


 


  Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Papanduva