Decretada Situação de Emergência em Mafra

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst decretou na última sexta-feira, Situação de Emergência  no Município em função da estiagem verificada nos meses de novembro e dezembro de 2005 e janeiro de 2006, em determinadas localidades de Mafra, que provocou perdas consideráveis em diversas lavouras de soja, milho, feijão e fumo.


A Situação de Emergência foi decretada apesar do “Laudo Meteorológico%u201D emitido em janeiro de 2006, pelo Setor de Previsão de Tempo e Clima da EPAGRI/CIRAM, em Florianópolis, com base em dados da estação meteorológica do município de Rio Negrinho, a mais próxima de Mafra, relativos ao período de 01 de novembro/2005 a 31 de janeiro/2006. Segundo o laudo, o período registrou um total de precipitação pluviométrica de 416,3 mm em 39 dias de chuva.


O laudo meteorológico, segundo o prefeito Jango Herbst, refletiu o momento de Rio Negrinho. %u201CEle é uma exigência da Defesa Civil do Estado, mas infelizmente não retratou a realidade local%u201D, declarou Jango, salientando a preocupação para com a situação dos produtores atingidos pela estiagem.  Ele argumentou que apesar do Laudo, as %u201CEstimativas de Perdas%u201D relacionadas ao efeito estiagem, emitidas pela EPAGRI/CEPA – Centro de Estudos de Safras e Mercados atestaram que as chuvas que ocorreram no Planalto Norte foram localizadas e com pouca intensidade e que para alguns casos isolados constatou-se que os prejuízos chegaram a 100 por cento, %u201Cdevido a problemas de germinação das sementes e o período de estiagem, onde foi necessário a gradagem e o replantio destas áreas%u201D.


 


 


Prefeitura de Mafra


Assessoria de Imprensa